“Somos a força que impulsiona o planeta”

Um dos campeões de produtividade da soja no Brasil revela por que tem orgulho de fazer parte de um


16.08.21

Plant + BASF

Um dos campeões de produtividade da soja no Brasil revela por que tem orgulho de fazer parte de um setor vital cada vez mais para a economia

Nome: Maurício De Bortoli
Fazenda: Grupo Aurora, Cruz Alta (RS)
Produtos: sementes de soja, trigo, cereais, plantas de cobertura e milho

“O Grupo Aurora surgiu na década de 1970, quando meu avô resolveu empreender. Ele veio do município de Ibirubá, no Rio Grande do Sul, e trouxe sua família de oito filhos, sendo seis homens e duas mulheres, para Cruz Alta, onde havia terras baratas e disponíveis. Começou com a cultura do trigo, mas depois aproveitou o aumento da demanda por soja. Ao mesmo tempo, pesquisas e avanços genéticos ganharam corpo, e o negócio prosperou.

Na década de 1990, seus filhos – meu pai e seus irmãos – entraram para o ramo e agregaram mais conhecimento à produção. Depois, foi a vez de a minha geração dar a sua contribuição. A partir dos anos 2000, com o desenvolvimento de novos recursos tecnológicos, crescemos de forma ainda mais expressiva. Atualmente, somos a quarta maior sementeira do Rio Grande do Sul. Nossas conquistas são resultado de muito trabalho e de um rigoroso planejamento estratégico. Esse é o legado que foi passado para mim, e que levarei adiante.

A sustentabilidade é um conceito-chave para nós. Ela é essencial para entregar à sociedade produtos nascidos a partir do respeito ao meio ambiente. A rotação de culturas e o uso de plantas de cobertura são pontos importantíssimos para esse fim. Além da proteção do solo, elas ajudam a reciclar nutrientes e renovar a atividade biológica de todo o ecossistema.

Nossas conquistas são resultado de muito trabalho e de um rigoroso planejamento estratégico. Esse é o legado que foi passado para mim, e que levarei adiante.

A intensa relação da fazenda com a BASF dá ótimos frutos. A empresa é atualmente responsável pela proteção de cultivos na propriedade, trazendo soluções inovadoras que minimizam as nossas perdas em meio aos muitos desafios que a agricultura impõe.

A inovação é igualmente importante para nós, e ela está expressa em todas as nossas atividades. Na área tecnológica, utilizamos recursos como sensores que indicam deficiências de nutrientes ou a presença de pragas, além de estações tecnológicas de última geração que nos ajudam na tomada de decisões.

Trabalhar no agro é uma grande missão. Somos, afinal, a força que impulsiona o planeta.Quero que meu filho se orgulhe do meu trabalho e lembre que o pai trabalhou a vida inteira para construir um ambiente produtivo do qual ele poderá desfrutar. Espero que priorize o uso racional dos recursos, que busque insumos adequados e as melhores tecnologias para alcançar sempre o aumento da produtividade das lavouras. Desejo que ele saiba que o importante não é apenas beneficiar uma família ou uma cadeia produtiva em especial, mas impactar de maneira positiva o próprio planeta. Se ele fizer tudo disso, estarei plenamente realizado.”

Leia também:

Especial BASF: Legado é para sempre

Norma Gatto – “Nós alimentamos o mundo”

Pedro Valente – “A sustentabilidade faz parte do nosso DNA”

Elton Zanella – “O legado é para sempre”

Entrevista com Eduardo Novaes, diretor de Marketing de Soluções para a Agricultura da BASF

TAGS: Agricultura Digital, Basf, Inovação, Mauricio De Bortoli, Soja