“Legado é para sempre”

Elton Zanella, produtor da fazenda que leva o sobrenome de sua família, fala do futuro do agronegó


Edição 26 - 16.08.21

Plant + BASF

Elton Zanella, produtor da fazenda que leva o sobrenome de sua família, fala do futuro do agronegócio e da herança que pretende deixar para as futuras gerações

Nome: Elton Zanella
Fazenda: Agrícola Zanella, Campos de Júlio (MT)
Produtos: soja, milho, feijão e arroz

“A busca pelo aumento da produtividade das lavouras é uma obsessão para nós. Como se alcança esse objetivo? O melhor caminho é a inovação. Para isso, investimos em diversas iniciativas, como a implementação da agricultura digital, o uso permanente da tecnologia da informação e a criação de zonas de manejo na propriedade.

A agricultura digital, ou a agricultura 4.0, tem transformado o nosso negócio. Por exemplo: uma série de novas tecnologias, como softwares que coletam e analisam os dados sobre a lavoura, ajudam o produtor a tomar decisões específicas para cada tipo de plantio. A enorme quantidade de informações fornecidas por esses sistemas leva a respostas rápidas e, consequentemente, resultados melhores para nós.

Outra preocupação que temos é a adoção de práticas sustentáveis em todo o processo produtivo. Trabalhamos principalmente a qualidade do solo. Procuramos sempre realizar a rotação de culturas, o que permite a manutenção de mais matéria orgânica na terra e a ativação da biota, fatores fundamentais para que o solo permaneça saudável.

O agronegócio mudou nos últimos anos. Não somos apenas produtores rurais, mas empresários do campo.

A parceria que mantemos com a BASF é muito importante para nós. As soluções que a empresa traz vão além da oferta de produtos. Além de assegurar os itens que se encaixam às necessidades de cada momento da safra, a companhia proporciona a chance de conhecer outros produtores e tecnologias capazes de incrementar a produtividade.

O agronegócio mudou nos últimos anos. Não somos apenas produtores rurais, mas empresários do campo. Hoje em dia, o agricultor está atento a novas tecnologias, tem forte compromisso ambiental, preocupa-se com questões de governança. É uma honra fazer parte da nova geração de empresários rurais.

Tenho uma conexão muito forte com a terra e acho que os meus descendentes sentem o mesmo. A minha filha, de 17 anos, e o meu filho, de 9, já manifestaram o desejo de trabalhar no campo. A menina se inspira na mãe, que é a administradora da fazenda, cuidando da parte financeira e burocrática. O garoto quer ser igual a mim, gerenciando a área técnica e prática. Justamente por isso, sempre que possível, eu e minha mulher colocamos os nossos filhos para ver como funciona o preparo do solo, as técnicas de plantio, o processo da colheita.

É uma alegria imensa notar que eles estão interessados em manter vivo aquilo que o meu pai, e o avô deles, começou. A minha família deixou um importante legado para mim, que é produzir respeitando sempre o meio ambiente. Quero transmitir o mesmo para os meus filhos. Legado, afinal, é para sempre.”

Leia também:

Especial BASF: Legado é para sempre

Norma Gatto – “Nós alimentamos o mundo”

Mauricio De Bortoli – “Somos a força que impulsiona o planeta”

Pedro Valente – “A sustentabilidade faz parte do nosso DNA”

Entrevista com Eduardo Novaes, diretor de Marketing de Soluções para a Agricultura da BASF.

 

TAGS: Agronegócio, Basf, Elton Zanella, Soja