Lallemand Biofuels & Distilled Spirits aplica experiência centen

Conteúdo Plant + Lallemand Biofuels & Distilled Spirits Companhia presente em mais de 50 paíse


Edição 42 - 12.05.24

Conteúdo Plant + Lallemand Biofuels & Distilled Spirits

Companhia presente em mais de 50 países inova para desenvolver enzimas, leveduras e outros microrganismos para processos de fermentação 

 Os biocombustíveis se consolidaram nos últimos anos como importantes aliados da transição energética para uma matriz mais limpa e sustentável. Não à toa, eles avançam no mundo. Segundo levantamento feito pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), a produção mundial saltou quase 70% na última década – e novas marcas serão quebradas nos próximos anos. Com produtos presentes em vários momentos da produção, e que geram impactos positivos na produtividade e lucratividade, a Lallemand Biofuels & Distilled Spirits – LBDS lidera essa transformação. 

A Lallemand é uma empresa centenária, que há mais de um século preza e investe no pioneirismo em gerar soluções biotecnológicas de alta performance. A Lallemand Biofuels & Distilled Spirits é líder mundial em Biotecnologia de Fermentação para produção de biocombustível. Fundada no Canadá, no fim do século XIX, está presente em mais de 50 países de cinco continentes. É especialista em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de leveduras, enzimas, agentes antimicrobianos e nutrientes, com mais de 40 centros de produção e mais de 10 centros de pesquisa distribuídos pelo mundo. 

No Brasil, os produtos biotecnológicos da Lallemand, produzidos no centro de produção localizado em Piracicaba (SP), são responsáveis por atender, com alta performance, biorrefinarias de cana e milho na produção de energia e bebidas destiladas. Sua avançada tecnologia faz diferença no aumento de rendimento e redução de custos no processo de fermentação. Além disso, toda a jornada de implementação é acompanhada de perto por um time técnico altamente especializado 

Desde 2012, a empresa tem sido pioneira na introdução de biotecnologia no setor. Começando com o etanol de milho na América do Norte e expandindo para o etanol de cana-de-açúcar no Brasil em 2016, a companhia estabeleceu um histórico notável. Esse pioneirismo permitiu a expansão de centros de pesquisa de excelência e a formação de um grupo de especialistas técnicos experientes. O resultado é a garantia de soluções que priorizam o desempenho, a sustentabilidade e a lucratividade. Com profundo conhecimento dos processos e dos desafios do setor, a LBDS consegue impulsionar oportunidades de diversificação, enquanto se apoia na estrutura técnico-científica necessária para desenvolver soluções lucrativas para os produtores. 

Com a experiência que só uma companhia verdadeiramente inovadora e global pode ter, a LBDS vê no Brasil um celeiro de oportunidades, com sua vasta biodiversidade e potencial agroindustrial. Para a empresa, o País se destaca por uma série de fatores, incluindo o clima favorável e o avanço tecnológico. A abundância de matéria-prima de qualidade, profissionais capacitados, acesso a soluções inovadoras e tecnologias integradas também têm grande peso nesse cenário. E é nele que a biotecnologia emerge como um elemento essencial para garantir a competitividade – e como uma ferramenta abundante para enfrentar as flutuações potenciais nas margens das indústrias, seja devido aos custos da matéria-prima ou à baixa precificação dos produtos.