VACAS CONTRA O PLÁSTICO

O destino do plástico é um dos maiores desafios ambientais. O material, derivado do petróleo, pod


Edição 26 - 30.08.21

O destino do plástico é um dos maiores desafios ambientais. O material, derivado do petróleo, pode levar séculos para se decompor e seus resíduos são um importante agente poluidor, sendo responsáveis pela morte de milhares de animais em todas as regiões do planeta. Apenas nos oceanos, por exemplo, estima-se que existam 14 milhões de toneladas de microplásticos, que são ingeridos e intoxicam espécies marinhas – e, por consequência, aqueles que se alimentam delas. Uma solução inusitada para o problema, porém, pode estar exatamente no estômago de uma espécie animal. Cientistas de três instituições austríacas – a Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida, de Viena, a Universidade de Innsbruck e o Centro Austríaco de Biotecnologia Industrial – descobriram que enzimas e micróbios presentes no rúmen, a maior parte do estômago dos bovinos, podem quebrar as moléculas de alguns dos plásticos mais utilizados em sacolas, garrafas, embalagens de alimentos e até roupas.

Segundo George Gübitz, um dos pesquisadores que lideraram o estudo, publicado na revista científica Frontiers, essas substâncias podem degradar os plásticos em algumas horas. Os cientistas decidiram testar

SEU LEGADO É O LEGADO DA BASF
SEU LEGADO É O LEGADO DA BASF

essa hipótese após constatar que o sistema digestivo dos bovinos é capaz de dissolver alguns alimentos dificilmente degradáveis, como a cutina, uma substância cerosa presente na superfície de algumas plantas, como cascas de maçãs e de frutas silvestres. A cutina apresenta semelhanças com polímeros como o PET, usado na produção de garrafas plásticas. “O material do rúmen é mais eficiente na decomposição dos plásticos do que outras enzimas que estão sendo testadas nos últimos dez anos”, afirmam Gübitz. Para ele, a descoberta é promissora e uma eventual produção em escala dessa substância pode criar um novo mercado para a indústria da carne.

Especial BASF: Legado é para sempre

Super Fazendas Pelo Mundo

Mauricio De Bortoli – “Somos a força que impulsiona o planeta”

Elton Zanella – “O legado é para sempre”

Entrevista com Eduardo Novaes, diretor de Marketing de Soluções para a Agricultura da BASF

 

TAGS: Agro, bovinos, Inovação, petróleo, planeta, Plástico, poluição