Raízen impulsiona descarbonização com diversificação do portfóli

Conteúdo Raízen + Plant Empresa investe cada vez mais em alternativas como etanol de segunda gera


Edição 41 - 21.04.24

Conteúdo Raízen + Plant

Empresa investe cada vez mais em alternativas como etanol de segunda geração e uso de etanol para produtos como combustível sustentável de aviação, hidrogênio verde e biobunker 

A busca por um mundo mais sustentável é uma jornada de diversos caminhos. Enquanto procuram alternativas de descarbonização, empresas e governos levam em conta aspectos como aplicabilidade local de cada tipo de energia, eficiência das cadeias de produção e viabilidade econômica dos modelos sustentáveis, entre muitos outros fatores. É nesse contexto que a Raízen, companhia integrada de origem brasileira e referência em bioenergia, tem se destacado como protagonista na transição energética, impulsionando a descarbonização e promovendo a sustentabilidade por meio da diversificação de seu portfólio. Com foco cada vez maior em energias renováveis, a empresa tem ampliado as operações para além do etanol tradicional ao desenvolver tecnologias e promover parcerias para enfrentar os desafios climáticos. 

No centro dessa estratégia encontra-se a cana-de-açúcar, que serve como base para uma série de produtos energéticos sustentáveis. A Raízen tem investido no desenvolvimento do etanol de segunda geração (E2G), produzido a partir do bagaço da cana. O reaproveitamento resulta em um incremento de até 50% na produção, sem a necessidade de expandir a área de plantio, além de apresentar uma redução de até 30% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com o etanol tradicional. A Raízen é a única empresa no mundo a produzir E2G em grande escala. A empresa planeja ter 20 bioparques de E2G até a safra 2030/31, com investimento de cerca de R$ 24 bilhões. Uma planta já funciona em Piracicaba (SP) e uma segunda, em Guaíba (SP), está com 100% da obra concluída.  

A Raízen também tem se engajado em parcerias para o desenvolvimento de combustíveis inovadores para setores de difícil descarbonização, como aviação e marítimo. Estima-se que, ao longo da história, o transporte aéreo tenha lançado 32,6 bilhões de toneladas de CO₂ na atmosfera. Por sua vez, o transporte marítimo é responsável por 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. O Combustível Sustentável de Aviação (SAF), que também pode ser produzido a partir do etanol de cana, tem potencial para reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação com combustíveis fósseis. A Raízen foi a primeira empresa produtora de etanol no mundo a obter a certificação ISCC CORSIA Plus (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation), que confirma que o etanol produzido pela empresa está em conformidade com todos os requisitos internacionais, qualificando-o para a produção de SAF. 

Outra ação de vanguarda é o desenvolvimento do hidrogênio verde, uma alternativa promissora para a descarbonização. No setor sucroenergético, as principais formas de produção de hidrogênio verde incluem a reforma do metano, biometano, etanol e bagaço da cana. A Raízen ainda tem explorado a eletrólise da água e a conversão do etanol, em parceria com instituições de pesquisa. Hoje, a principal aplicação é nas próprias usinas, mas o potencial de mercado, especialmente no setor automotivo, é gigantesco. Entre os projetos nessa área, destaca-se uma parceria entre a Raízen, Shell Brasil, Hytron, Universidade de São Paulo (USP) e o braço de inovação em biossintéticos e fibras do Senai, o Cetiqt, para investigar o uso de hidrogênio renovável em frotas pesadas e indústrias. 

A bioeletricidade, gerada a partir da queima de biomassa, é outra fonte de energia limpa e confiável. Já o biogás, produzido a partir da fermentação dos resíduos da produção, pode ser convertido em biometano, uma alternativa mais sustentável ao diesel em veículos pesados. Todos esses produtos fazem parte do portfólio de soluções sustentáveis da Raízen. Assim, ao diversificar e investir em tecnologia, a empresa desempenha papel fundamental na transição energética global. Essa abordagem integrada e sustentável ajuda a reduzir as emissões e promover um futuro mais limpo. Como líder do setor de energia renovável, a Raízen está pavimentando os caminhos para as gerações presentes e futuras.