Edição 41 - 21.04.24
Conteúdo INPASA + PLANT
Sustentabilidade, tecnologia e inovação são características que marcam a trajetória da Inpasa em um momento crucial da transição energética no mundo
Eficiência energética e inovação em processos e produtos têm sido alguns pilares fundamentais na alavancagem do Grupo Inpasa, que cresce de forma acelerada no país, presente em todos estados brasileiros e mais três continentes. No entanto, é no compromisso socioambiental que a companhia tem reforçado suas bases, mostrando que é possível produzir em escala e ser sustentável ao mesmo tempo.
Para que isso seja possível, o grupo tem trabalhado tanto com a diversificação da matéria-prima como em avanços em tecnologia. Utilizando biomassas diversas na produção de vapor para o processo, a empresa reduz sua pegada ambiental, ao mesmo tempo que incentiva o plantio de cereais, que são uma nova alternativa de matéria-prima à indústria e uma oportunidade a mais de cultivo para muitos produtores, como é o caso do sorgo.
Outro exemplo de eficiência está no circuito fechado de água, reaproveitando o recurso natural e evitando desperdícios. Além da melhoria na estrutura para a geração de biogás, o grupo tem investido em outra fonte de energia complementar à biomassa, como a solar. Juntas, elas garantem a autossuficiência no processo e ainda permitem a distribuição do excedente à rede residencial.
Com a verticalização de seus modais logísticos, atuando em todas as esferas, outro avanço importante foi a busca de alternativas ecoeficientes para o escoamento logístico de sua produção, com o incremento da distribuição por modal ferroviário. Em 2023, a empresa adquiriu 50 vagões e duas locomotivas, em um negócio de mais de R$ 100 milhões, gerando uma redução de até 60% das emissões de CO2 no trecho entre Rondonópolis (MT) e Paulínia (SP), em um percurso de 1,2 mil km.
Ações como essas têm contribuído para uma transição energética realmente efetiva, que participa de uma mudança de mentalidade mundial, de acordo com o vice-presidente do Grupo, Rafael Ranzolin. “Acreditamos nessa transição e, a cada dia, ficamos mais entusiasmados ao ver que o setor tem gerado grandes transformações que impactam o consumo e o hábito das pessoas. Para além de slogans, estamos vendo na prática que é possível fazer”.