Rainbow Agro expande atuação em defensivos no Brasil

Conteúdo Plant + Rainbow    Grupo chinês, que se destaca entre os maiores players globais de agr


Edição 41 - 17.03.24

Conteúdo Plant + Rainbow   

Grupo chinês, que se destaca entre os maiores players globais de agroquímicos, vê no setor sucroenergético um dos pilares do crescimento no País 

 

Os desafios de produtividade, combate a pragas e adaptação a eventos climáticos cada vez mais extremos são uma das principais preocupações dos produtores agrícolas globalmente. Nesse contexto, os defensivos agrícolas têm papel fundamental, pois fornecem ao campo recursos essenciais para garantir a qualidade das safras que abastecem o mundo. A Rainbow Agro é uma empresa global líder em proteção de cultivos, fundada em Jinan, China, em 2005, e que em pouco tempo se transformou num dos principais players de agroquímicos do mundo. O grupo – que produz, distribui e comercializa produtos de proteção de cultivos – está em mais de 90 países nos 5 continentes, e tem investido forte em sua nova estratégia no Brasil: a venda direta aos clientes finais (B2C). 

“Estamos no Brasil desde 2012, quando obtivemos o primeiro registro, porém vínhamos trabalhando sempre no modelo B2B, vendendo para outras indústrias de defensivos”, explica Luiz Marcandalli, gerente de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Rainbow no Brasil. “Desde o ano passado, passamos a acessar o consumidor final, levando toda a força de nossas marcas.” Com faturamento anual de US$ 2,11 bilhões, 5 plantas de produção e mais de 6.000 registros globalmente, a Rainbow enxerga no Brasil um mercado estratégico. 

Na visão da Rainbow, o agro brasileiro se destaca pelo rápido crescimento, feito de forma sustentável e preservando biomas importantes. “A agricultura pujante e com demanda crescente de tecnologias para manejo de pragas, doenças e plantas daninhas mostrou-se uma excelente oportunidade para a Rainbow Agro”, diz Robin Han, gerente geral para Brasil e Argentina.  

Gerson Levandowski, gerente geral para Brasil, e Raphael Marçal, commercial head, ressaltam que um dos pilares dos planos de expansão da Rainbow por aqui é o setor sucroenergético, que compreende todas as atividades agrícolas e industriais relacionadas à produção do açúcar, etanol e da bioeletricidade. Nos planos para o País, o grupo chinês tem como prioridade se tornar um dos grandes provedores de tecnologias para o manejo de ponta contra ervas, doenças e pragas que podem prejudicar o cultivo da cana-de-açúcar. Graças a um portfólio robusto, a Rainbow já consegue atender a aproximadamente 95% de toda demanda do produtor de cana, com qualidade, preços competitivos e segurança logística. “Como temos cobertura de todos os elos da cadeia, desde suprimento, síntese, formulação, transporte China-Brasil, armazenamento e entrega, temos garantia de suprimento para os nossos clientes”, diz Marcandalli. 

Com escritórios em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), a Rainbow consegue combinar o melhor de uma empresa produtora internacional com o conhecimento, dinamismo e o compromisso da gestão local. E vai além, oferecendo até mesmo soluções financeiras para os clientes que precisam de capital de giro. Como explica Giano Caliari, diretor de marketing, o compromisso é de longo prazo: “A Rainbow já possui um amplo portfólio e formamos uma equipe para disponibilizá-lo da melhor forma possível. Seguiremos firmes investindo no Brasil.”