Para a IHARA, a carne é cada vez mais forte

Um conteúdo IHARA + PLANT Empresa lança no mercado brasileiro soluções tecnológicas voltadas pa


Edição 38 - 21.08.23

Um conteúdo IHARA + PLANT

Empresa lança no mercado brasileiro soluções tecnológicas voltadas para o controle das principais ameaças à longevidade das pastagens, como plantas daninhas e o ataque de pragas e doenças 

Um estudo recente realizado pela Embrapa constatou que 95% da carne bovina no Brasil é produzida em regime de pastagens. Sob diversos aspectos, o percentual elevado significa uma grande vantagem competitiva, tanto em termos de rentabilidade quanto de qualidade da proteína. “Ter disponibilidade de pasto, com abundância e qualidade, faz com que, no final do dia, o pecuarista brasileiro precise ser também um bom agricultor”, afirma Guilherme Moraes, gerente de Marketing nacional da pastagem da IHARA. “Portanto, seu sucesso passará pela compreensão de que o investimento em tecnologias que elevem a fertilidade do solo e a sanidade da pastagem é um pilar que fará toda a diferença.”

Atenta a essa realidade, a IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, ingressou em 2022 no segmento de pastagem, passando a oferecer diversas soluções inovadoras. Segundo a IHARA, elas foram concebidas a partir da tecnologia japonesa, mas adaptadas para atender as demandas e necessidades dos pecuaristas brasileiros. “São produtos de alta tecnologia, voltados ao controle das principais ameaças à longevidade das pastagens, como plantas daninhas e o ataque de pragas e doenças”, aponta Moraes.  

O novo portfólio da IHARA foi lançado após quatro anos de pesquisas, o que reforça o compromisso da companhia em trazer para o mercado brasileiro produtos de eficácia comprovada. Ressalte-se que, todos os anos, a empresa investe mais de R$ 25 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para todos os tipos de cultivos. “Agora, oferecemos tecnologias que, de fato, asseguram também a qualidade da pastagem e contribuem para otimizar os resultados dos pecuaristas na engorda a pasto”, diz o executivo. 

A nova linha para pastagem inclui uma série de produtos. Entre eles, está o inseticida “Estrela”, indicado para o controle da cigarrinha na pastagem, principalmente a espécie Mahanarva. Outro destaque é o “Possante”, inseticida com molécula japonesa que bloqueia todo o ciclo da cigarrinha, impedindo a sua infestação ou reinfestação. Entre os fungicidas, destaca-se o “Pureza N”, voltado para o tratamento de sementes de forrageira – ele controla os principais patógenos da pastagem, da fase inicial à pós-semeadura.

A empresa também inovou no ramo de herbicidas. É o caso do “Invernada”, voltado para o controle de plantas daninhas de folhas largas anuais, herbáceas e herbáceas semiarbustivas. Por sua vez, o herbicida “Palanque” é usado como complemento ao “Invernada”, sendo indicado para plantas daninhas de difícil controle. Outro destaque é o “Pastoil”, óleo mineral que otimiza a penetração dos herbicidas nas folhas.

Como empresa inquieta, a IHARA já planeja o lançamento de novos produtos. Ainda em 2023, seu objetivo é colocar no mercado mais um inseticida foliar e dois herbicidas. Também estão previstas inovações para os próximos anos. A partir de 2027, a empresa pretende trabalhar com biológicos para pastagens, acelerando ainda mais as inovações no campo.