A HORA E A VEZ DOS BIOLÓGICOS

Plant + Koppert Como o Sistema Integrado Koppert permite ao agricultor introduzir soluções bioló


Edição 37 - 02.07.23

Plant + Koppert

Como o Sistema Integrado Koppert permite ao agricultor introduzir soluções biológicas completas – da semente à colheita – no processo de produção agrícola 

 

Quando assumiu a gestão da fazenda de sua família, há 5 anos, a produtora rural Hildegard Abt decidiu que faria de tudo para torná-la ainda mais sustentável. Entre outras iniciativas, Abt ampliou o uso de defensivos biológicos na propriedade localizada em Goioxim, no Paraná. “Fiz isso porque sou fã da agricultura regenerativa”, diz. “Esse é um caminho sem volta para todos nós.” Além dos ganhos ambientais, a adoção dos biológicos em associação com os químicos tem contribuído para melhorar a produtividade de suas lavouras de soja e milho. “Nos próximos 5 anos, pretendo usar apenas biológicos”, projeta a produtora.

Os resultados alcançados até agora e as metas ousadas para o futuro não seriam possíveis sem a colaboração da Koppert, líder do mercado brasileiro de insumos biológicos. A fazenda de Abt é adepta de uma iniciativa conhecida como Sistema Integrado Koppert, que tem levado a grandes transformações na produção agrícola brasileira.

Em linhas gerais, o Sistema Integrado Koppert consiste em um pacote tecnológico para o manejo de pragas e doenças. O modelo criado pela Koppert inclui o tratamento de sementes, monitoramento de lavouras e introdução de inoculantes, bioativadores, biodefensivos microbiológicos e macrobiológicos nas fazendas, além da liberação desses últimos por drones.

Para simplificar: o Sistema Integrado é uma forma de inserir soluções biológicas completas – da semente à colheita – no modelo de produção convencional já utilizado pelo produtor. Trata-se, de fato, de uma grande e oportuna revolução. “Com o nosso Sistema Integrado, o produtor implementa em sua propriedade todas as tecnologias relacionadas a biológicos”, diz Marcelino Borges de Brito, gerente de desenvolvimento agronômico da Koppert Brasil. “Assim, ele aumenta a eficiência agronômica de suas lavouras”, acrescenta Rodrigo Rodrigues, gerente comercial Centro-Sul Brasil e Paraguai da Koppert.

Afinal, quais são os benefícios que, na prática, o Sistema Integrado Koopert traz para os produtores? Em primeiro lugar está o que se chama de manejo de resistência. Com o passar do tempo, as pragas tornam-se resistentes às moléculas presentes nos defensivos químicos. É aí que o produto biológico entra em ação – ele, em síntese, ajuda a planta a não desenvolver tal resistência.

Outro ponto interessante é que o Marcelino de Brito chama de “efeito simbiótico.” Segundo o executivo, os produtos biológicos liberam hormônios que reduzem o estresse da planta. Como consequência desse processo, ela acaba diminuindo o gasto energético necessário para enfrentar pragas e doenças. Com menos estresses, a planta cresce e prospera em velocidade maior.

Um terceiro aspecto é o econômico. Pragas que se tornam resistentes a determinados tipos de moléculas obrigam os agricultores a realizar várias aplicações de defensivos durante o processo produtivo. Com os biológicos, é possível diminuir a quantidade de aplicações, o que provavelmente resultará em custos financeiros menores para os fazendeiros.

No campo econômico, a métrica preferida pela Koppert para mensurar os ganhos proporcionados aos produtores é o ROI (Retorno sobre o Investimento). “Nossos estudos mostram que as soluções biológicas levam a um ROI muito maior quando comparado a ferramentas químicas”, afirma Rodrigo Rodrigues.

O Sistema Integrado Koppert cobre todas as iniciativas relatadas acima. Além de tornar as lavouras mais resistentes ao ataque de pragas e doenças, o programa eleva a sustentabilidade e ecoeficiência da produção. Num sentido mais amplo, gera maior valor agregado ao produto cultivado, pois traz como premissa central a preocupação ambiental – uma temática, ressalte-se, cada vez mais importante nos dias atuais.

Para Gilmar Colombo, produtor de soja, milho e trigo em Aral Moreira, em Mato Grosso do Sul, uma das vantagens da iniciativa da Koppert é a permanente assistência oferecida pela empresa. “E quando falo em assistência, não me refiro apenas à aplicação do produto, mas ao acompanhamento de todo o processo”, diz. “Isso traz muito segurança para o produtor rural que ainda não tem muito conhecimento dos biológicos.”

Os especialistas da Koppert lembram também que o Sistema Integrado pode ser usado em diferentes perfis de lavoura, em vários tamanhos de propriedade e em qualquer região brasileira, além de independer do patamar tecnológico da fazenda. “Nesse sentido, é um projeto bastante democrático”, resume Rodrigo Rodrigues.

O mercado de insumos biológicos cresce a taxas anuais de 30% ao ano no Brasil. Não é à toa. Com o avanço da agenda ESG, a sigla em inglês para expressar boas práticas ambientais, sociais e de governança, eles certamente terão papel central no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Por isso, iniciativas como o Sistema Integrado Koppert serão cada vez mais indispensáveis.