O Nematoide do Bem

O Nematoide do Bem  Koppert lança tecnologia exclusiva de bioinseticida para controle do bicudo da


Edição 35 - 12.04.23

O Nematoide do Bem 

Koppert lança tecnologia exclusiva de bioinseticida para controle do bicudo da cana-de-açúcar  

Para a maior parte dos produtores rurais, a palavra nematoide é sinônimo de prejuízo. Pragas presente no solo, esses seres costumam trazer perdas relevantes nas mais diversas culturas e estão entre as de mais difícil controle. Essa imagem, no entanto, nem sempre é justa. Líder global em defensivos biológicos, a Koppert Brasil acaba de lançar um “netamotoide do bem”, termo usado pelo coordenador de desenvolvimento agronômico da empresa, Marcelino Borges de Brito, para definir o Terranem, bioinseticida formulado com nematoides entomopatogênicos (Steinernema carpocapsae) e indicado para o controle do bicudo da cana-de-açúcar (Sphenophorus levis).  

“O Terranem tem a função de controlar um importante praga dos canaviais de uma forma sustentável e eficiente, sem o risco de prejudicar as plantações”, afirma Brito. O bicudo da cana é a espécie que causa mais danos ao potencial produtivo do canavial. Cada 1% de toco atacado pela praga provoca, em média, uma queda de 1,6 tonelada por hectare na produção de cana, segundo estimativas da Udop (União Nacional de Bioenergia). Alimentando-se da parte basal dos colmos, as larvas do inseto abrem galerias que danificam todo o interior, onde permanecem até atingir a fase adulta. Os ataques recorrentes nas áreas de soqueiras ocasionam perdas cumulativas nos cortes, obrigando a reformas precoces do canavial, que muitas vezes não passam do segundo corte. 

Trata-se de uma praga de difícil controle pelo produtor. Nesse caso, o “nematoide do bem” do Terranem tem obtido sucesso no combate ao bicudo por penetrar nas aberturas feitas pelo inseto e liberar bactérias que transformam o tecido do hospedeiro em fonte alimentar. Assim, os nematoides se alimentam, se desenvolvem e se reproduzem dentro do inseto, provocando sua morte em algumas horas. Além disso, o efeito residual garante proteção adicional ao canavial. Quando degradados, os insetos se transformam em uma substância que fica em contato com a planta e provoca a morte de outras pragas quando estas se alimentam.  

“Estudos mostram excelentes resultados na aplicação do produto, reduzindo drasticamente a população da praga e consequentemente a porcentagem de toletes atacados, tornando-o uma ótima estratégia para manejo desse inseto que vem causando danos severos na cana-de-açúcar”, explica Brito. Segundo ele, o Terranem possui em sua formulação altíssima tecnologia envolvida, pois proporciona condições ideais para que os nematoides ajam, além de ótima aplicabilidade agronômica no campo.