Plant + LS Tractor: Gestão na palma da mão

Do cartão de ponto às ordens de serviço entregues aos operadores de máquinas, diversas operaçõ


Edição 15 - 19.06.19

Do cartão de ponto às ordens de serviço entregues aos operadores de máquinas, diversas operações importantes nas fazendas ainda são realizadas à moda antiga, usando papel e caneta, mesmo nas maiores propriedades rurais do Brasil. O sistema analógico tem funcionado há décadas, mas sempre bastante sujeito a erros e imprecisões, que podem ser eliminados com a digitalização de cada um dos processos, desde os mais simples. Um aplicativo desenvolvido pela fabricante de máquinas sul-coreana LS Tractor, que há cinco anos atua no Brasil, ajuda a mudar esse quadro. Integrando informações da telemetria das máquinas à possibilidade de coletar dados sobre o dia a dia das propriedades, o recém-lançado LS Tech funciona como uma ferramenta mais ampla para os clientes da empresa.

“A partir da necessidade de nossos clientes, criamos um sistema de gestão da propriedade”, diz Astor Kilpp, gerente de Marketing e Produto da LS Tractor. Conectado a um dispositivo instalado nas máquinas, o app reúne informações como pressão, temperatura do óleo, posição geográfica e velocidade de deslocamento, além de dispositivos de segurança que protegem o motor em caso de superaquecimento. Mas também vai além. O operador pode, por exemplo, bater o ponto dentro da máquina ou receber uma ordem digital com todas as informações necessárias, do abastecimento à quantidade de defensivo que precisa ser aplicada em determinado talhão. Através de um cartão com um QR Code, que será usado para registrar as funções no app, ele fará diretamente em seu celular ou tablet os apontamentos referentes ao seu trabalho. No final do dia, quando a máquina retorna à fazenda, o LS Tech gera um relatório, enviado por Wi-Fi ao produtor.

LS Tech

A opção de desenvolver um aplicativo, acessível de várias plataformas, foi escolhida por reduzir os custos do cliente. O sistema pode ser usado tanto em máquinas novas quanto em versões anteriores, por meio da instalação do dispositivo. A compatibilidade se estende ao maquinário de outros fabricantes e o software de gestão pode ainda ser integrado a qualquer plataforma já utilizada pelo produtor.

Soluções como a LS Tech têm conquistado os brasileiros. Em apenas cinco anos atuando no País, a LS Tractor já detém 10% do mercado, “um resultado muito acima do projetado”, afirma Kilpp. A empresa já está presente em 16 estados, com 32 concessionárias e 60 pontos de venda.

www.lstractor.com.br

Produzido para a LS Tractor pelo Studio Plant Conteúdos Especiais