A TAÇA É NOSSA

Projeto inovador na Serra da Canastra, em Minas Gerais, usa a técnica de dupla poda para produzir v


Edição 39 - 17.11.23

Projeto inovador na Serra da Canastra, em Minas Gerais, usa a técnica de dupla poda para produzir vinhos reconhecidos e premiados internacionalmente 

Por André Sollitto 

Quando plantou as primeiras vinhas de Syrah, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a vinícola Sacramentos Vinifer fez algo inovador na região. No início, foram cultivados 2 hectares com apenas duas variedades: Syrah e Sauvignon Blanc. O vinhedo se desenvolveu e a Syrah foi a primeira a ser engarrafada.

O rótulo Sabina, uma homenagem à avó de Jorgito Donadelli, empresário responsável pela empreitada, foi então enviado para o Decanter World Wine Awards, um dos principais prêmios do mundo do vinho. Recebeu 92 pontos, maior nota entre os rótulos brasileiros naquele ano, e uma medalha de prata. Foi também reconhecido com boas notas pela revista Adega, especializada no setor, e pelo Guia Descorchados, o mais importante da América Latina. Assim, a primeira safra do primeiro vinho da Sacramentos colocou, de cara, a Serra da Canastra no mapa do vinho brasileiro. E vem ajudando a consolidar uma revolucionária técnica que tem permitido a produção enológica em quase todo o território nacional. 

O vinhedo representa um novo capítulo na diversificação dos negócios. Durante 50 anos, a família Donadelli manteve uma fábrica de calçados em Franca, no interior de São Paulo. A planta fabril foi fechada em 2010, e a família passou a se dedicar a empreendimentos imobiliários. Ao longo das décadas, também fez diversas incursões no agronegócio. “Meu pai foi pioneiro em levar sementes de soja específicas para a região de Uberlândia, em Minas Gerais”, afirma Jorgito Donadelli, hoje em dia à frente dos negócios.  

O empresário conta que, no início da década de 1980, quando seu pai comprou a primeira fazenda, os produtores da região usavam apenas sementes pouco afeitas ao clima próprio do Cerrado. “Ele foi atrás do Instituto Agronômico de Campinas e descobriu as sementes próprias para o Cerrado, que eram experimentais na época”, diz. “Pegou as sementes, plantou e o negócio deu muito certo.” Hoje em dia, a família tem um sítio perto de Franca, onde chegou a produzir cachaça: “Mas não era algo que despertava a mesma paixão, e aquilo foi se perdendo”.   

O desejo de fazer vinhos é antigo e está relacionado à ascendência italiana da família. “Segundo a minha avó, sempre havia um garrafão sobre a mesa, era algo do dia a dia”, diz o empresário. Tanto que o pai de Jorgito, Jorge Félix, já havia tentado fazer vinho antes. Comprou tanques e uvas e produziu algumas garrafas na garagem da fábrica de sapatos, mas a tentativa não foi para a frente. Até que, em 2017, durante uma visita ao Uruguai, pai e filho passaram pela vinícola Bouza. E Jorge Félix achou o solo de lá parecido com o da fazenda em Minas Gerais. Ao retornar, foi atrás da Embrapa, que o encaminhou para a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). E o projeto, enfim, começou a dar frutos. 

A técnica que possibilitou a produção de vinhos na Serra da Canastra é uma criação brasileira que vem revolucionando o setor. Trata-se da dupla poda – como o nome indica, consiste em duas podas distintas, realizadas em diferentes épocas. No verão, quando é feita a colheita na maior parte das regiões produtoras, os frutos são retirados das videiras e descartados. A segunda poda é realizada em agosto. Dessa forma, o ciclo produtivo da planta é alterado e ela passa a produzir frutos no período de inverno, com temperaturas mais amenas e menos chuvas.

   

Criada por Murillo de Albuquerque Regina, então profissional da Epamig, a técnica vem sendo utilizada com sucesso por produtores da Serra da Mantiqueira, da Chapada Diamantina, de Mato Grosso, de Brasília e até mesmo de São Roque, no interior de São Paulo, cidade conhecida pela produção de vinhos de mesa. Atualmente, alguns dos vinhos nacionais mais premiados internacionalmente são os chamados vinhos de inverno. 

No caso da Sacramentos, há um desafio adicional. A vinificação das uvas não é feita na fazenda, nem mesmo nos arredores. O enólogo uruguaio Alejandro Cardozo, radicado no Brasil e responsável pela elaboração dos vinhos, mora no Rio Grande do Sul. Cardozo presta consultoria para cerca de 20 vinícolas brasileiras, uruguaias, chilenas e argentinas, e entrou de cabeça no projeto. Com sua anuência, ficou decidido que a melhor opção era levar toda a produção de Minas para o Sul do país, onde o enólogo tinha o seu próprio equipamento à disposição.  

Trata-se de uma operação de larga escala, que envolve, por exemplo, o uso de caminhões climatizados. A colheita é feita rapidamente, e o caminhão precisa cobrir a distância da Serra da Mantiqueira até Caxias do Sul em dois dias, garantindo o frescor das frutas. “Tivemos de buscar um motorista de grande confiança, que mantivesse a refrigeração ligada o tempo todo”, conta Jorgito. 

O sucesso inicial do primeiro rótulo fez com que a família decidisse aumentar a produção. Agora, o vinho Sabina ocupa uma posição intermediária no portfólio. Além do rótulo tinto, há um outro, rosé, também feito com a mesma uva. “São vinhos frescos, sem passagem por nenhum recipiente”, diz Jorgito. Há também uma linha de espumantes, um brut e outro rosé, produzidos com uvas cultivadas no Rio Grande do Sul por outros produtores e compradas pela Sacramentos.  

Os blends levam Glera (a variedade de Prosecco), Trebbiano, Chardonnay e Riesling Itálico. “São vinhos jovens, frescos e vibrantes”, assegura o empresário. Nos últimos meses, a família expandiu os vinhedos de Sacramento. Agora, são 4 hectares de Syrah e mais um de Sauvignon Blanc, cuja primeira colheita acaba de ser realizada. Há planos para plantar ainda a casta branca Viognier e a tinta Garnacha. No futuro, a expectativa é criar uma linha de espumantes de alta gama e outra de vinhos posicionados acima dos rótulos Sabina, possivelmente blends com passagem por barris e foudres (barricas de grande capacidade) de madeira. 

Além do trabalho nos próprios vinhedos, que inclui estudos de solo e a instalação de estações de monitoramento climático, a família pretende inaugurar em breve um restaurante e um centro de visitantes. E, assim, tornar a região da Serra da Canastra, já conhecida pela qualidade de seus queijos, famosa também pelos vinhos.