Um ano para plantar e colher

Santander projeta crescimento de 30% em 2023 e reforça sua posição de parceiro estratégico do ag


Edição 35 - 02.05.23

Santander projeta crescimento de 30% em 2023 e reforça sua posição de parceiro estratégico do agro 

 

Quem quer estar no agro não pode olhar uma única safra”. A frase é de Caroline Perestrelo, superintendente executiva de Corporate do Santander Brasil, e resume, de forma bem sucinta, a estratégia adotada pelo banco para o Agronegócio. O ano se apresenta promissor e há um sopro de otimismo no ar, resultado do clima que favoreceu o desempenho de lavouras como de soja e de cana, duas das principais culturas no Brasil, que entram 2023 com previsões de safras abundantes. Mas o discurso foi o mesmo em anos não tão bons e em outros ainda menos favoráveis. A palavra de ordem, no Santander, tem sido crescer no agro e com o agro. “A gente sabe que o setor tem visão de longo prazo. Ficamos felizes com safra boa, mas não nos prendemos a isso”, diz.  

Não por acaso, desde 2015, faça chuva ou faça sol, a carteira do banco voltada para o setor tem crescido a uma taxa média de 30% ao ano. Para 2023, a expectativa é a mesma, com a meta de atingir R$ 50 bilhões. A orientação é de avançar em todas as frentes, de forma coordenada. Além do Corporate, a atuação do Santander no agronegócio está disseminada no Varejo, e também no Private Bank, com foco em clientes especiais. “Quando a gente traz o agro para a pauta, é para toda a organização, não para áreas específicas”, ela explica.  

A prática dessa estratégia fica evidente para quem vê o conjunto de ações do banco voltadas para o setor. Atualmente, cerca de 300 profissionais do Santander dedicam-se a atender as necessidades do agronegócio, em suas diferentes frentes. O Corporate, por exemplo, tem atuado junto a grandes empresas do setor para oferecer projetos estruturados como alternativas aos recursos tradicionais e limitados de financiamento. Um dos instrumentos com maior crescimento, nesse sentido, é a emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs). “Há mercado para crescer nessa área, com interesse de fundos e gestoras pelos títulos do agro”, diz Caroline. 

Nesse segmento, uma operação marcante em 2022 foi a emissão de CRA realizada pelo Santander para a Coplana, cooperativa da região de Ribeirão Preto (SP), no valor de R$ 100 milhões. O apetite dos investidores foi tão alto que, se desejasse, a cooperativa poderia tem ampliado a emissão em quase cinco vezes. Já bastante utilizado em segmentos como o sucroenergético, o CRA ainda é pouco utilizado por cooperativas e o sucesso da operação demonstrou que o mercado está ávido por operações como essa. “Para o emissor, o grande benefício é poder seguir tracionando seu crescimento sem depender dos recursos públicos obrigatórios”, explica a executiva. 

 A demanda por crédito no campo é crescente e o Santander tem apostado em financiar operações como irrigação e ampliação de áreas de cultivo, uso de biomassa, biogás, renovações e tratos. “Nosso papel é ajudar as empresas a continuar investindo, sempre diversificando as soluções para entender as necessidades delas”, dia Caroline. As operações de consórcio, por exemplo, tradicionalmente usadas para aquisição de máquinas agrícolas e veículos, já abrangem também equipamentos para irrigação e energia fotovoltaica. 

Além disso, o Private possui uma equipe dedicada para estruturar operações de financiamento ou leasing importação de aeronaves, que contribuem para ampliar e fortalecer as atividades rurais, como pulverização aérea de lavouras ou deslocamento entre fazendas.  

As soluções nem sempre são de caráter financeiro. Uma das necessidades percebidas pelo Santander entre seus clientes agro, sobretudo no âmbito da área de Private, foi o planejamento patrimonial e sucessório, e a preparação da próxima geração para assumir o negócio familiar. Para ajudá-los nessa área, o banco criou, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) um programa específico sobre o tema, batizado de Programa de Desenvolvimento da Família Empresária, que promove o desenvolvimento dos participantes em sua trajetória, nas perspectivas sobre o papel de seus membros, a relação familiar e a relação com o negócio e a propriedade, ampliando suas capacidades para a gestão de seus dilemas com foco na perpetuidade através das gerações. Clientes selecionados são convidados a se inscrever nas turmas – duas já foram realizadas, com a participação de 30 pessoas, e uma terceira está prevista para o segundo semestre. 

Além da expansão de negócios, a presença física das equipes voltadas para o agro – sejam do Corporate, do Private ou do Varejo – continua buscando atingir áreas produtoras em diferentes regiões do Brasil. No Varejo, o atendimento ocorre em todo território nacional com foco na expansão no Nordeste, além do Arco Norte, com a oferta completa para o atendimento do produtor em todas as suas necessidades. Corporate e Private, antes mais concentrados nas capitais, têm procurado reforçar sua presença com unidades em polos do agronegócio, interiorizando sua atuação. 

BANCO VERDE 

Safra após safra, o Santander consolidou posições no agronegócio. Com forte presença nos principais centros produtores de cana, tornou-se parceiro preferencial do setor sucroenergético. O relacionamento com usinas e seus fornecedores se dá desde o apoio de longo prazo nos investimentos nas áreas agrícola e industrial até a fixação de preços de açúcar e ATR na mesa de commodities. O banco é, ainda, um protagonista do RenovaBio, programa que estimula ações de descarbonização por meio da emissão de títulos verdes, os CBios. “Temos mantido uma participação de 67% de market share na comercialização desses títulos e, com isso, seguimos sendo o banco do RenovaBio”, comemora Caroline. 

O Santander atingiu esse status em função de seu posicionamento ativo em todas as fases do programa, desde a sua formulação. Hoje, mais maduro, o RenovaBio é uma realidade e os CBios ganharam a confiança dos compradores e liquidez no mercado. “Negociações diárias – temos comercialização e possibilidades de negócios todos os dias”, informa Caroline. Em 2022, o banco trabalhou junto com a B3 na criação de um índice de Cbios e estuda desenvolver produtos financeiros a partir deste índice. Lançou também no ano passado um site (cbio.santander.com.br) que acompanha a compra e a venda e preços do título.  

A experiência no RenovaBio abriu as portas para que o banco ampliasse a sua visão de sustentabilidade e avançasse para novas fronteiras no emergente mercado de títulos verdes. Em abril do ano passado, o Santander adquiriu 80% da WayCarbon, empresa especializada na estruturação de projetos de descarbonização. Com ela, passou a oferecer serviços que vão de consultoria em ESG para empresas a análises de gestão em sustentabilidade, inventários de gases de efeito estufa ou análise de risco climático de ativos, usando para isso softwares desenvolvidos pela WayCarbon. 

A aquisição permite ainda que o banco ofereça a grandes clientes do agro a estruturação de projetos de crédito de carbono, a partir da avaliação de um time de especialistas. Mais uma vez o Santander quer ajudar a estruturar um mercado emergente e com grande potencial. “O Brasil é um celeiro nessa área, precisamos nos organizar e aumentar protagonismo”, diz Caroline. “Queremos estar juntos nesse processo”.