Edição 36 - 20.05.23
Técnicas regionais de confecção mostram a riqueza do trabalho manual brasileiro
Por André Sollitto
Acostumadas a repetir os gestos transmitidos por gerações, as mãos velozes das bordadeiras movimentam habilmente o bastidor, o disco de madeira que prende o tecido que está sendo trabalhado. No chão, o pedal da antiga máquina vai e vem colocando o sistema em funcionamento. Aos poucos, o desenho no tecido ganha relevo e cores. Quando pronto, surgem flores e arabescos que remetem aos bordados tradicionais feitos na Ilha da Madeira, em Portugal. As técnicas e moldes foram trazidos pelos imigrantes portugueses, nos séculos 17 e 18, e se tornaram patrimônio cultural do Rio Grande do Norte.
Não à toa, o trabalho das bordadeiras fez a fama de Seridó, região do estado que abrange 24 cidades – entre elas, Caicó, onde é realizada a Festa de Sant’Ana, evento religioso com quase três séculos de história. Até pouco tempo atrás, os bordados de Seridó eram pouco conhecidos fora do Nordeste brasileiro, mas agora eles literalmente entraram na moda com o crescente interesse de estilistas estrelados de diversos lugares do País.
O trabalho das bordadeiras potiguares se tornou uma das marcas registradas da estilista Helô Rocha. Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Rocha fez faculdade de moda em São Paulo, mas passou boa parte da vida no Rio Grande do Norte. A tradicional técnica serviu de inspiração para suas criações, que agora vestem personalidades como as cantoras Iza, Duda Beat, Roberta Sá e Preta Gil, a apresentadora Sabrina Sato e a primeira-dama Janja Lula da Silva, que usou um modelo concebido pela estilista na posse do presidente.
O reconhecimento local ganhou impulso em 2020, quando o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu o selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência, aos Bordados de Caicó, produzidos em 11 municípios da região de Seridó, incluindo, claro, a própria cidade de Caicó. O processo foi árduo. Iniciado em 2012, demorou quase uma década para ser concluído – agora o selo é usado como garantia de origem e qualidade. O espaço conquistado na moda, no entanto, revela que não se trata apenas de uma tradição restrita às feiras de artesanato locais, mas de técnica altamente complexa e cada vez mais valorizada.
Os bordados conquistaram o coração e a mente de muitos profissionais da moda espalhados pelo Brasil. A estilista Martha Medeiros criou a grife que leva seu nome em 2004, mas antes já havia trabalhado com butiques multimarcas em Maceió. Como designer de roupas autorais, buscou inspiração no trabalho das rendeiras do Nordeste, cujo trabalho foi imortalizado na centenária canção Mulher Rendeira, gravada pela primeira vez em 1922.
Para elaborar os vestidos, Medeiros atua em parceria com 450 rendeiras. Isso só é possível com o apoio do “Projeto Olhar do Sertão”, que estimula a remuneração justa pelo trabalho artesanal. No ano passado, a iniciativa foi um dos destaques entre os desfiles da São Paulo Fashion Week, com narração feita pela própria Martha Medeiros. Atualmente, suas roupas são vendidas em 20 butiques no Brasil e no exterior, incluindo grandes redes dos Estados Unidos, como Harrods e Bergdorf Goodman. Registre-se também que seus vestidos rendados já foram usados por celebridades como a modelo Gisele Bündchen, a atriz Sofia Vergara e a cantora Beyoncé.
No Ceará, o uso do couro na produção de coletes e sandálias remonta aos tempos em que cangaceiros viajavam pelo sertão espalhando medo. Espedito Seleiro, 83 anos, é um grande mestre do ofício. Conta a lenda que seu pai recebeu a encomenda de um calçado diferente, de formato quadrado. Fez a peça sem saber que o modelo havia sido feito para o capitão Virgulino Ferreira, vulgo Lampião. O formato deixava pegadas diferentes, que não indicavam a direção correta, e podiam despistar as equipes de policiais que tentavam traçar os passos do Rei do Cangaço. Desde então, Espedito Seleiro vem produzindo inúmeras outras peças em seu ateliê, localizado em Nova Olinda, a 500 quilômetros de Fortaleza. Seu filho, Maninho Seleiro, também dá continuidade ao trabalho do pai.
A sandália masculina Lampião e a versão feminina, chamada Maria Bonita, são apenas algumas das peças disponíveis para compra. O estilo de Espedito Seleiro foi inovador também pelo uso de cores vibrantes, que destacam as peças em meio às versões tradicionais, de couro mais cru. Seu talento é reconhecido pela indústria da moda há muito tempo. O artesão participou da São Paulo Fashion Week ainda em 2006, e assinou peças usadas em novelas e filmes.
No carnaval de 2023, voltou a ser destaque por causa do look escolhido por Anitta para homenagear as mulheres do cangaço. Durante a folia, a cantora fez referência a personalidades femininas que mudaram a história, como a revolucionária Anita Garibaldi e a astronauta russa Valentina Tereshkova. O visual de Maria Bonita foi construído pela figurinista Michelly X a partir de peças produzidas por Espedito Seleiro.
Anitta buscou diversas referências em técnicas tradicionais para os looks que usou no carnaval. A pesquisa para as 15 peças diferentes, uma para cada mulher homenageada, foi feita pela designer Clara Lima. Para celebrar a Cabocla Jurema, entidade espiritual cultuada na umbanda, a cantora vestiu peças confeccionadas por artesãs indígenas da etnia guajajara, da Aldeia Lagoa Quieta, em Arariboia, no Maranhão. Todos os itens foram feitos de forma artesanal e com o uso de fibras de algodão, miçangas e sementes. Trata-se de técnica passada de mãe para filha que representa uma forma de divulgar e manter vivos os costumes e as tradições da etnia.
O interesse das grifes de moda por práticas tradicionais não é exclusividade do Brasil. No final de março, um desfile promovido pela francesa Christian Dior em Mumbai, na Índia, trouxe uma coleção que fez referência às silhuetas tradicionais indianas. As peças foram confeccionadas com uma agulha específica, a aari, que possui um tipo de gancho na ponta.
Além da preservação da técnica, o desfile foi visto como um movimento simbólico importante, já que a mão de obra têxtil da Índia, extremamente competente e barata, é muito explorada por marcas do mundo inteiro. Valorizar os artesãos locais e chamar a atenção do mundo para tradições seculares é um passo na direção certa. Seja na Índia, no Brasil ou em qualquer outro lugar.