DATAGRO Pecuária lança Câmara Consultiva do Indicador do Boi

Iniciativa desponta como fórum para apresentação e debate de propostas dedicadas ao desenvolvimen


06.02.23

Iniciativa desponta como fórum para apresentação e debate de propostas dedicadas ao desenvolvimento de um índice que, de fato, reflita com independência, fidelidade e transparência as negociações do mercado físico de boi gordo no País


Ronaldo Luiz

 

No dia 25 de outubro, segundo dia da 22ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, foi lançada a Câmara Consultiva do Indicador do Boi DATAGRO. João Otávio de Assis Figueiredo, economista e líder de pesquisa da DATAGRO Pecuária, e Luiz Roberto Zillo, diretor executivo da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e coordenador técnico do Indicador do Preço do Boi DATAGRO, apresentaram a nova ferramenta de apuração de preços para o mercado pecuário.

 

Desde março de 2020, a DATAGRO tem se dedicado a desenvolver uma nova metodologia e ferramenta de apuração de preços do mercado da pecuária que permita a identificação dos principais atributos relacionados aos produtos do setor, em particular a arroba do boi gordo. Atualmente, o Indicador contempla as transações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Bahia, Pará e Tocantins.

O sistema é baseado na isonomia no tratamento de fornecedores e compradores por meio de um aplicativo que permite a apuração de negociações realizadas no mercado à vista, incluindo a possibilidade de auditoria para verificação de possíveis inconsistências por meio da solicitação de notas fiscais/romaneio. 

 

Desde o lançamento do aplicativo do Indicador do Boi, em junho do ano passado, a DATAGRO construiu um time técnico dedicado a esse mercado, composto atualmente por sete especialistas. 

 

“Ficamos muito contentes, pois também tem crescido o número de colaboradores e informantes, tanto pecuaristas quanto indústrias. Temos atualmente 17 plantas informando 100% de suas negociações diárias e mais de 4.250 usuários na plataforma, sendo mais de 1.750 informantes/pecuaristas com cerca de 150 mil cabeças negociadas em média por mês”, destacou João Otávio de Assis Figueiredo. “Nossos colaboradores estão presentes em mais de 870 municípios, em 18 estados e no Distrito Federal (DF), o que corresponde a uma presença em 70% do território nacional”, complementou.

 

O líder de pesquisa da DATAGRO Pecuária também disse que o objetivo dessa ação é proporcionar ao mercado um indicador de preços para o setor que seja independente, transparente, além de permitir de maneira fácil e prática a inclusão de dados sobre transações realizadas por meio digital. “A sistemática que oferecemos assegura agilidade na apuração de transações de compra e venda, e tem como objetivo modernizar constantemente as ferramentas inteligentes de apuração de preços.”

Repercussão

Representantes da cadeia produtiva da carne bovina, entre executivos de frigoríficos, pecuaristas e operadores do mercado, elogiaram a iniciativa de criação da Câmara Consultiva do Indicador do Boi DATAGRO como fórum para apresentação e debate de propostas dedicadas ao desenvolvimento de um índice que, de fato, reflita com independência, fidelidade e transparência as negociações do mercado físico de boi gordo no País.

 

Fabiano Tito Rosa, diretor do Minerva Foods, ressaltou que é muito importante ter os principais players do mercado representados na Câmara. Em relação ao Indicador do Boi DATAGRO, Tito Rosa salientou que o índice traz uma metodologia mais “encaixada” à realidade atual do mercado, inclusive com um formato de divulgação das informações que permite melhor entendimento do comportamento das cotações.

 

“Para nós, é muito importante participar e contribuir com a iniciativa, que visa um mercado mais justo e transparente na busca de um indicador que reflita com precisão a realidade das médias das negociações no mercado físico de boi gordo”, pontuou Leandro Bovo, sócio-diretor da Radar Investimentos. 

 

Ademais, o produtor Zeca Jacintho afirmou ser uma honra para o Grupo Continental participar da Câmara, que a presença engrandece a empresa, e que o Indicador do Boi DATAGRO facilita o acesso do pecuarista às informações do mercado. 

 

Os integrantes da Câmara Consultiva do Indicador do Boi DATAGRO são: 

 

Eduardo Pedroso – JBS

 

Eduardo Siqueira Ribeiro – Necton

 

Florêncio Neto – Grupo Queiroz de Queiroz

 

Guilherme Oranges – Barra Mansa

 

Leandro Bovo – Radar Investimentos

 

Louis Gourbin – B3

 

Orlando Negrão – Frigol

 

Pedro Freitas – XP Investimentos

 

Renan Guimarães – Minerva

 

Rogério Goulart – Carta Pecuária

Fabiano Tito Rosa – Minerva Foods

 

Victor Campanelli – Agro Pastoril Paschoal Campanelli

 

Zeca Jacintho – Grupo Continental