Proteção com Tecnologia

Solução inovadora da Bayer eleva o patamar de proteção das lavouras de soja contra o percevejo-m


Edição 32 - 24.08.22

Plant + Curbix

Solução inovadora da Bayer eleva o patamar de proteção das lavouras de soja contra o percevejo-marrom e percevejo-verde-pequeno, trazendo maior eficiência no controle de pragas e evitando os riscos de resistência

 A produção de 124 milhões de toneladas de soja na safra atual (2021/22) mantém o Brasil na disputa pela liderança global na produção da oleaginosa. Houve, é certo, uma queda de 10,2% no volume colhido, se comparado ao período anterior, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O clima é um dos principais motivos dessa redução. Por conta do fenômeno La Niña ocorreram menos precipitações de chuvas na Região Sul e em Mato Grosso do Sul, o que derrubou a produtividade nessas áreas. Por outro lado, a soja em grão continua sendo o principal item na pauta de exportações agrícolas do Brasil. No ano passado os embarques passaram de 86,1 milhões de toneladas, com receita de US$ 38,6 bilhões, índices 3,8% e 35,2% superiores aos de 2020, respectivamente, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Nessas duas referências, o agricultor tem um papel essencial. Ainda que não controle os efeitos climáticos nem influencie as cotações do mercado internacional de commodities agrícolas, sua eficiência na gestão das lavouras pode reduzir os impactos negativos e otimizar o que já é positivo. Exemplo significativo dessa relação está no manejo sanitário das plantações, mais especificamente no controle do percevejo-marrom (Euschistos heros), a principal praga da soja na atualidade.

O ataque desse inseto costuma ser mais intenso no momento final do enchimento das vagens – os grãos são sua parte preferida nas plantas. Dessa forma, pode derrubar em até 30% a produtividade das lavouras e, pior, comprometer a qualidade da soja e a rentabilidade do agricultor, pois gera enorme prejuízo tanto na entrega da produção para as traders quanto na geração de sementes. O perigo aumenta porque o percevejo-marrom se reproduz e se espalha pelas lavouras com facilidade e rapidez.

Percevejo-marrom (Euschistos heros),

CONTROLE INOVADOR

Para evitar esse cenário na produção de soja, o agricultor deve sempre fazer o monitoramento da pressão do percevejo-marrom em suas plantações, o que pode ser realizado com a tradicional batida de pano. Essa identificação é fundamental para determinar como e quando entrar com a aplicação do inseticida. E é muito importante não subestimar a praga. “Um único inseto pode consumir até 9 quilos por dia em um hectare”, alerta Cecilia Melo, diretora de Inseticidas para América Latina da Bayer CropScience. “Se o agricultor encontrar um percevejo que seja por metro quadrado já é preocupante.” Quanto mais limpa a área estiver na passagem de uma safra para outra, inclusive com rotação de culturas, melhor.

A Bayer desenvolveu uma solução que permite  essa condição, deixa a palhada mais limpa nessa transição pois tem forte impacto na redução da pressão da praga e apresenta longo período de controle. Trata-se do inseticida Curbix 200 SC, que é baseado em uma nova molécula (Etiprole) e age no sistema nervoso central do inseto, sobre o inibidor reversível GABA (ácido gama aminobutirico), causando sua morte em até 24h. O Curbix atinge o percevejo-marrom por ingestão e por contato, direto ou tarsal. “Ou seja, andando pela folha ele já entra em contato com o produto”, diz Cecilia Melo.

Já consagrado nas culturas da cana e lançado recentemente para algodão e café, o Curbix para soja foi lançado em 2021, e já responde por 4% de share desse mercado. Esse resultado é consequência da performance apresentada nas fazendas. “Os produtores de soja estavam carentes de uma inovação como essa, de uma molécula que promovesse um grande salto no controle do percevejo-marrom”, afirma a executiva da Bayer. De acordo com levantamento da companhia junto a seus clientes, o inseticida pode trazer até 2,0 sacas a mais por hectare, preservando o potencial produtivo da planta e qualidade do grão.

MANEJO ADEQUADO

A Bayer inovou o controle do percevejo-marrom com o Curbix, mas para aproveitar ao máximo os benefícios dessa solução tecnológica é necessário que o agricultor faça o manejo de forma correta. A indicação é entrar com a aplicação do inseticida na fase reprodutiva R3, que marca o início do desenvolvimento das vagens e determina o rendimento da planta. Além de ser uma etapa crucial para a soja, é um momento importante para quebrar o ciclo do inseto, para impedir que ele também se reproduza.

A eficiência do manejo pode ser ampliada com a associação do Curbix ao inseticida Connect, também indicado para o controle de percevejos. A estratégia dessa integração de soluções vai depender das condições da lavoura e da pressão da praga, mas de maneira geral o Connect entra na fase vegetativa e como uma terceira aplicação, 14 dias após o Curbix. Esses detalhes podem ser definidos com o profissional responsável pelo manejo sanitário da fazenda e com o apoio da equipe de campo da própria Bayer. O agricultor só necessita ter em mente que a precisão nesse processo é decisiva para o sucesso do manejo, pode reduzir o número de aplicações, o que tem impacto direto nos custos de produção, e evitar o surgimento de resistência por parte dos insetos, beneficiando a agricultura como um todo.