Tecnologia do campo, para o campo

Grunner amplia linha de produtos, fecha parcerias na área de tecnologia e aprimora estratégias de


Edição 29 - 07.03.22

Grunner amplia linha de produtos, fecha parcerias na área de tecnologia e aprimora estratégias de atendimento aos clientes. O objetivo é inovar sempre – e continuar crescendo em ritmo veloz

Na nova era tecnológica, as transformações trazidas por uma grande inovação quase sempre são muito rápidas, mas a Grunner levou o conceito de velocidade para um patamar ainda mais surpreendente. Nascida há apenas três anos – no universo corporativo, isso é muito recente –, a empresa de tecnologia para o agronegócio usou a breve, mas intensa, jornada para provocar uma revolução nas lavouras brasileiras de cana-de-açúcar. E para inaugurar uma iniciativa que em breve será uma nova categoria de produtos para otimizar as operações agrícolas.

Criada pelos irmãos Henrique e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana-de-açúcar de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, a Grunner é resultado de uma grande inovação. Incomodados com o chamado pisoteio nas linhas de cana – neste processo, o trator literalmente amassa o solo –, eles resolveram adaptar um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia funcionou. Além de aumentar a produtividade da fazenda, sua ideia original, um caminhão autônomo que executa as operações sem pisotear as linhas revelou-se fundamental para reduzir custos e combater as emissões de CO2 no processo agrícola. O fato de a empresa ter nascido a partir de uma necessidade específica dos produtores se traduz inclusive no seu slogan: “Tecnologia do campo, para o campo”.

Como não poderia deixar de ser, a invenção conquistou produtores de diversas regiões brasileiras, consolidando a Grunner como uma companhia dotada de alta capacidade inovadora. Agora ela se prepara para dar um passo além. “Vamos diversificar a linha de produtos, buscar novas parcerias e melhorar a experiência de nossos clientes”, afirma Denis Arroyo Alves, que assumiu a presidência da Grunner em outubro do ano passado com a missão de liderar o projeto de expansão da empresa.

Onde quer que se olhe, os números da Grunner impressionam. Atualmente, a empresa conta com cerca de 250 modelos ATR (usados para o transbordo da colheita de cana) em operação no mercado, mas eles deverão ser 600 até dezembro. O forte crescimento está ancorado em uma mudança fundamental na atividade da companhia. Ela não é mais uma empresa de caminhões adaptados, mas de máquinas agrícolas. “Isso faz muita diferença”, diz Arroyo.  “Para nós, reforça a vocação da Grunner como uma empresa de tecnologia. Para os clientes, significa que, com a nova configuração, o veículo não precisa mais ter emplacamento, não paga IPVA. A mudança é positiva para todos os lados do negócio.”

O ano de 2022 ficará marcado pelo maior ciclo de lançamentos da história da empresa. Na Agrishow, programada para abril, a Grunner apresentará ao mercado três produtos inéditos que poderão ser utilizados para novas aplicações. Todos eles seguem a mesma orientação que inspirou a criação da empresa: combinar alta tecnologia com ganhos de eficiência. Como os primeiros ATRs, as novas máquinas agrícolas possuem tecnologia de georreferenciamento e direção autônoma, além de bitolas ajustáveis que preservam as linhas da plantação. Ou seja, elas não apenas substituem os tratores, mas tornam a operação agrícola mais eficaz – e menos poluente, na medida em que o consumo de óleo diesel por tonelada de cana pode ser até 50% menor do que nos tratores convencionais.

Outro aspecto que se mantém, e que está igualmente ligado à origem da Grunner, é a parceria exclusiva com a Mercedes-Benz. Pelo acordo estabelecido entre as duas companhias, os caminhões da marca alemã recebem o protocolo de tecnologia que dá origem às máquinas da Grunner, num processo colaborativo que é vital para acelerar a inovação. “As engenharias das duas empresas estão completamente conectadas”, resume Arroyo. O executivo lembra que as máquinas da Grunner alcançaram um feito e tanto: elas foram incluídas recentemente no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes.

Ampliar parcerias é um dos focos da Grunner. A empresa acaba de assinar um acordo para fazer parte do AgTech Garage, de Piracicaba (SP), um dos principais hubs de inovação especializados em agronegócio do País. “Nossa ideia não é só usar tecnologias inovadoras, mas também fomentá-las”, diz o presidente da empresa. Também está no horizonte a criação de “hackatons” – como são chamadas as maratonas de tecnologia – voltados para o agronegócio.

A aproximação com startups é considerada essencial. Arroyo faz uma analogia interessante com os iPhones. Ele diz que, como nos smartphones da Apple, a ideia dos Grunners é embarcar diferentes tipos de tecnologia, e isso pode ser aprimorado mediante parcerias com terceiros. “Nós já temos diversas tecnologias embarcadas, mas queremos muito mais”, diz o executivo. “Se uma startup, por exemplo, criar um novo sensor, ele pode eventualmente nos interessar.” Como a Apple fez com o iPhone, a Grunner construiu, com suas máquinas agrícolas, uma nova categoria de produtos, que passarão a ser conhecidas como smartmachines, e certamente poucas empresas no mercado brasileiro, dentro ou fora do agronegócio, podem se orgulhar disso.

As parcerias, de fato, encurtam caminhos e ajudam a acelerar o crescimento da empresa. Arroyo, porém, faz um alerta: nada disso faria sentido se não tivesse como objetivo maior resolver as dores dos clientes. “Nós gostamos muito de tecnologia, mas acima de tudo queremos criar soluções que atendem exatamente aquilo que o produtor precisa”, aponta.

“Não adianta dizer que o equipamento traz inovações incríveis se elas não têm utilidade dentro da porteira. Os Grunners, ao contrário, resolvem um problema concreto no campo.”

O crescimento expressivo vem acompanhado pela expansão do pós-venda. A Grunner se estruturou com um modelo de atendimento ao cliente que suporta o aumento da prateleira de produtos da empresa, trabalhando nas regiões onde se encontram os equipamentos, de modo que se garanta a maior agilidade possível para os serviços de manutenção. Parcerias regionais também estão sendo criadas para assegurar o melhor pós-venda possível. A Grunner se preparou para crescer e tornar seus produtos cada vez mais importantes para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

 

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