Do espaço ao agro

Com inovações inspiradas até em tecnologias da Nasa, a Nissan Frontier é a picape ideal para sua


Edição 29 - 07.03.22

Com inovações inspiradas até em tecnologias da Nasa, a Nissan Frontier é a picape ideal para suas necessidades no campo e na cidade

Todas as picapes com carroceria sobre chassi são iguais? Não. A Nissan Frontier destaca-se em seu segmento por ser única: a única com suspensão traseira multilink, a única com bancos Zero Gravity desenvolvidos com a Nasa, a única com visão 360° e a única com teto solar com acionamento elétrico. Um conjunto de características que a tornam ideal para o trabalho na fazenda, sem perder o conforto para os momentos de lazer na cidade. Tudo na Nissan Frontier foi pensado para oferecer a melhor combinação entre conforto, segurança, robustez e versatilidade.

A suspensão traseira multilink é o que faz dela uma picape com dirigibilidade mais suave, confortável e segura. A Frontier oferece uma dirigibilidade superior, não apenas para o motorista, mas também para os passageiros. Os bancos dianteiros da Nissan Frontier, por exemplo, são os únicos do segmento que contam com o sistema Zero Gravity. Esses bancos foram inspirados em tecnologias desenvolvidas pela Nasa e contam com 14 pontos de suporte dos quadris aos ombros. Além de garantir a postura correta para os ocupantes, os bancos Zero Gravity reduzem o cansaço em viagens ou em longas jornadas de trabalho. O banco do motorista tem ainda ajustes elétricos para oito movimentos.

Para o motorista, a Nissan Frontier traz volante multifuncional com revestimento em couro. Sem tirar as mãos do volante, o motorista pode fazer chamadas telefônicas, controlar o sistema de áudio ou até deixar o carro rodando em piloto automático. A Nissan Frontier tem botão de partida e um ótimo serviço de navegação. Além da conectividade Android Auto e Apple CarPlay, o motorista conta com navegador por GPS integrado para usar em áreas remotas.

Os usuários da Nissan Frontier têm a seu dispor a central multimídia Nissan Connect com tela de 8” com resolução Full HD, reconhecimento de voz e atualizações de forma remota via Wi-Fi. Para garantir uma excelente experiência a bordo, a Nissan Frontier conta com seis alto-falantes, três tomadas de 12V e duas entradas USB. O ar-condicionado é digital de duas zonas, com saídas de ar para os bancos traseiros. O controle de temperatura é individual nas saídas dianteiras. Há ainda teto solar com acionamento elétrico, outra exclusividade da Nissan Frontier no segmento.

Versatilidade é outro foco importante da Frontier. Além da suspensão multilink, que reduz as vibrações ao dirigir e garante uma estabilidade superior com ou sem carga, o modelo foi projetado para enfrentar os mais diferentes terrenos. A picape conta com a tração 4×4, que pode ser acionada com o veículo em movimento, por meio do botão de transferência de força Shift on the Fly.

A Nissan Frontier tem ainda a tração 4×4 com reduzida, para rodar em terrenos mais difíceis ou até mesmo para rebocar outro veículo ou transportar carga pesada. A capacidade de reboque da Nissan Frontier é de 2.885 kg. A picape tem 241 mm de altura livre do solo, 30,6° de ângulo de entrada e 27,7° de ângulo de saída. Forte e robusta, a Nissan Frontier é equipada com um motor 2.3 Bi Turbo Diesel de 190 cv de potência e 450 Nm de torque. Ele é associado a um câmbio automático de 7 marchas, que oferece mais praticidade e conforto ao dirigir. A transmissão também tem modo sequencial e permite que o próprio motorista tenha a opção de trocar as marchas de forma manual.

Não apenas a cabine de quatro portas, mas também a caçamba da Nissan Frontier é muito espaçosa. Ela mede 1,50 m de comprimento e 1,56 m de largura. Com capacidade para 1.054 litros e carga útil superior a 1 tonelada, o compartimento traz ganchos de fixação de carga e uma tomada elétrica de 12V na lateral, que serve para carregar ferramentas ou ligar algum equipamento diretamente no veículo.

Dentre os equipamentos de segurança, a Nissan Frontier oferece até seis airbags, bloqueio de diferencial eletrônico, controle automático de descida e de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, freios ABS com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem, além do recurso de Visão 360º. Única no segmento, a funcionalidade utiliza as imagens de quatro câmeras ao redor da picape para oferecer visão periférica total ao estacionar ou trafegar por terrenos off-road na tração 4×4 com reduzida. Tudo isso faz da Nissan Frontier uma picape especial e diferenciada em seu segmento.

Um design admirável

A Nissan Frontier chama a atenção por onde passa. A picape traz linhas que seguem a identidade de design V-Motion. Os faróis contam com luzes e assinatura visual de LED e projetores. Já a grade dianteira pode ter moldura cromada nas versões S, XE e LE ou em black piano na configuração Attack. Na parte inferior do para-choque, a Frontier também conta com faróis de neblina.

A Nissan Frontier também tem para-lamas destacados e estribos laterais. As maçanetas trazem acabamento na cor preta ou cromado. A Frontier Attack – que adota visual mais esportivo – conta com adesivos alusivos à versão na dianteira, nas laterais e na traseira.

As rodas variam de 16’’ a 18’’ e contam com acabamento diamantado nas configurações XE e LE. Na traseira, a Nissan Frontier tem lanternas que invadem a lateral, e a tampa da caçamba traz um vinco em formato de “V” abaixo do logotipo Nissan. Logo abaixo, o para-choque traseiro pode ter acabamento cromado ou na cor preta, dependendo da versão da picape.

TAGS: Automóveis, Nissan Frontier, Picapes