TOP FARMER NOVA GERAÇÃO – Eduardo Sekita

Quando se formou engenheiro agrônomo pela Unesp de Jaboticabal (SP), no final de 1999, Eduardo Sek


Edição 8 - 26.03.18

Eduardo Sekita entrou na empresa da família para cuidar da produção de alho. Hoje, como diretor executivo do grupo, é responsável também pela produção diária de 56 mil litros de leite

Quando se formou engenheiro agrônomo pela Unesp de Jaboticabal (SP), no final de 1999, Eduardo Sekita de Oliveira tinha o mesmo desejo de muitos jovens em início de carreira: ingressar em alguma grande companhia multinacional. Exatamente naquele momento, o Grupo Sekita (São Gotardo, MG), voltado à horticultura, precisava de um profissional para cuidar da produção de alho. “Já havia passado por entrevistas e até sido convidado por algumas empresas, mas acabei optando por ficar perto da minha família”, conta Eduardo.
Hoje, aos 32 anos de idade e ocupando o cargo de diretor executivo do grupo, ele se diz muito satisfeito com aquela escolha. Faz menos de seis meses que assumiu o novo posto, mas desde 2015 Eduardo já era responsável por toda a produção agrícola e pecuária da empresa. Isso inclui um rebanho de 1,5 mil vacas da raça Holandesa que produzem mais de 56 mil litros de leite por dia. Esse volume coloca o Grupo Sekita entre os maiores produtores de leite
do Brasil, mais precisamente o quarto maior, segundo levantamento Top 100 2017, feito pelo site Milkpoint. Todo o leite coletado no Sekita é entregue à Itambé Alimentos S/A. O produto diferenciado, devido ao padrão genético do rebanho e à qualidade do manejo nutricional dos animais, deu origem a uma parceria entre a empresa e o laticínio, com a criação do Natural Milk.
Eduardo acredita que um dos fatores mais importantes para chegar à posição atual dentro do grupo, além do conhecimento sobre a empresa, é a facilidade de se relacionar com as pessoas. O perfil agregador é mesmo um diferencial importante, pois o grupo tem hoje 39 sócios, cada um com características e demandas próprias que precisam ser equilibradas durante as tomadas de decisão, sobretudo em relação às possibilidades de expansão. “Nossos desafios são cada vez maiores, até por conta do cenário econômico do Brasil, que provocou uma desaceleração no consumo dos produtos com os quais trabalhamos”, analisa.

Confira aqui os demais protagonistas da segunda temporada da série TOP FARMERS.

 

TAGS: Eduardo Sekita, Lecuária Leiteira, Top Farmers