Aplicativo da Embrapa auxilia na identificação de pragas

As lavouras são um ecossistema complexo. Nelas, convivem dezenas de espécies de insetos e parasita


03.04.18

As lavouras são um ecossistema complexo. Nelas, convivem dezenas de espécies de insetos e parasitas. Muitos deles são prejudiciais ao desenvolvimento das plantas. Outros tantos, ao contrário, podem ser até mesmo benéficos para uma produtividade maior. Saber diferenciar um dos outros é um desafio diário de muitos agricultores brasileiros. A identificação correta dos “habitantes” de uma área plantada pode resultar em decisões mais precisas sobre a necessidade (ou não) de uma aplicação de defensivos.

Para fazer essa identificação, porém, basta ter um smartphone à mão. Graças a um aplicativo desenvolvido pela Embrapa, qualquer produtor pode acessar um banco de imagens com mais de 13 mil famílias de insetos predadores, além de parasitas e aranhas. Gratuito e disponível para download na loja de aplicativos Google Play, o Guia InNat permite comparar fotos feitas pelo agricultor com as dos agentes naturais de controle mais comuns.

Além das imagens, o aplicativo contém informações sobre cada grupo de inimigo natural e sua função na natureza. Desenvolvido por especialistas da unidade de Agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), teve mais de 2 mil downloads em apenas na primeira semana após seu lançamento, em fevereiro passado. “Os agricultores não se dão conta de que boa parte dos insetos presentes na lavoura não causam danos. Na verdade, eles auxiliam no combate às pragas”, frisa Alessandra de Carvalho Silva, engenheira agrônoma da Embrapa,. A estatal é uma das parceiras da Ourofino Agrociência na iniciativa “Reimaginando a Agricultura Brasileira”.

Veja o vídeo da Embrapa sobre o aplicativo Guia InNat:

 

TAGS: Embrapa, Ourofino, Pragas agrícolas