O PAÍS MAIS VERDE DO MUNDO 

15 de maio de 2023

Atualmente, não é exagero dizer que a Noruega está entre os países mais verdes do mundo

 

No final do século passado, a Noruega estava na lista dos países que mais emitiam CO2 por habitante do planeta. Como maior exportadora de petróleo e derivados da Europa ocidental, a nação escandinava baseava sua economia na exploração dos combustíveis fósseis. Após forte pressão popular, contudo, o governo resolveu mudar esse cenário. Atualmente, não é exagero dizer que a Noruega está entre os países mais verdes do mundo. Acompanhe como isso se tornou possível. 

 

Inventário dos poluentes 

 

No início do século 21, a Agência Ambiental Norueguesa fez um balanço da origem das emissões e descobriu que quase 80% delas vinham de três atividades principais:  

incineração de lixo e fornecimento de energia (23%), automóveis particulares (35%) e outros veículos de combustão, como máquinas da construção civil (20%). A partir daí, o país resolveu atacar cada uma dessas frentes. 

 

Projeto Northern Lights (aurora boreal, em português) 

 

Orçada em US$ 2,5 bilhões de euros, a iniciativa consiste na instalação de grandes usinas que capturam as emissões de poluentes antes que elas cheguem à atmosfera. Depois, o CO2 é transformado em líquido e transportado até o fundo do mar, onde fica retido. 

 

Carros elétricos 

 

Nenhum país investe tanto em carros elétricos quanto a Noruega. Atualmente, 80% dos veículos novos vendidos no país são movidos a eletricidade e a meta é proibir a circulação de automóveis a diesel ou a gasolina a partir de 2030. 

 

Árvores preservadas 

 

Em 2016, a Noruega se tornou o primeiro país a proibir o corte de árvores, além de ter banido a compra e produção de matérias-primas que contribuam para a destruição de florestas no mundo. Atualmente, 38% do território norueguês, ou?122 mil km², é coberto por florestas.  

 

 

Nova estatal 

 

Em 2018, a estatal de petróleo Statoil passou a se chamar Equinor. A mudança representou uma virada de estratégia. Antiga poluidora, a empresa rapidamente se tornou uma das líderes mundiais na pesquisa e implementação de tecnologias verdes. 

 

Fundo Amazônia 

 

A Noruega doou R$ 3 bilhões para o Fundo Amazônia, que se destina a proteger a floresta brasileira. O valor representa aproximadamente 90% de tudo o que o Brasil já recebeu em aportes para esse fim. 

 

Reciclagem vira dinheiro 

 

Os noruegueses criaram um sistema de reciclagem de garrafas plásticas e latas de alumínio que remunera seus habitantes. Cada item recolhido rende um crédito?que pode ser usado para comprar produtos em supermercados parceiros da iniciativa.

MAIS EM

Porteiras abertas para as caçambas

Há mais de 50 anos, o compartimento de carga das picapes é tão importante no agronegócio quanto as máquinas que preparam o solo e fazem a colheita nas plantações

A revolução dos biológicos

Especializada em bioinsumos, Valloura avança no setor sucroenergético com a expansão de novas tecnologias em fertilizantes verdes

O combustível que impulsiona a reindustrialização

Avanços no etanol de cana e milho, modernização de plantas e investimentos bilionários colocam o setor bioenergético no centro da retomada industrial do País – com destaque para a região Centro-Oeste

newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades.