07.07.21
A maior degustação de vinhos de uma safra no mundo, promovida anualmente pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), está confirmada para o dia 6 de novembro. Como no ano passado, a Avaliação Nacional de Vinhos será on-line.
Em 2020, o ano da “Safra das Safras”, o evento foi transmitido ao vivo para o mundo pelo YouTube. O modelo digital deu tão certo que vai se repetir neste ano.
Kits com as amostras foram enviados para todo o Brasil e o exterior, permitindo a participação de enófilos de 24 estados, que acompanharam pela internet as análises dos comentaristas em Bento Gonçalves.
Segundo a ABE, as 11,2 mil garrafas percorreram até 5,2 mil quilômetros para chegar à casa dos participantes. Foram quase 3 litros de vinho por kit, possibilitando que três pessoas pudessem degustar cada amostra, chegando a mais de 2 mil degustadores. Ou seja, a ANV ficou ainda maior do que era até 2019, quando cerca de 800 pessoas participavam do evento presencial.
Leilão virtual beneficente de vinhos
Olha que bacana essa iniciativa da Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí) para levantar recursos para entidade que abriga 250 crianças e adolescentes em vulnerabilidade, em Bento Gonçalves: um leilão virtual de vinhos brasileiros.
São 45 rótulos brasileiros que poderão ser arrematados de 17 de junho a 15 de julho através do site www.zaccariasleiloes.com.br. Eles foram doados por pessoas, empresas e entidades.
Os 45 vinhos serão leiloados com valores que partem de R$ 100, chegando a R$ 1.000 a garrafa, num trabalho voluntário do leiloeiro Volnei Zaccarias. São vinhos que não estão à venda no mercado, que fizeram história, marcaram épocas, simbolizaram momentos. Raridades que não podem faltar na adega de colecionadores e enófilos.
Entre as raridades, estão o Granja União Cabernet e o Granja União Merlot, ambos da Safra 1955. O primeiro, doado pelo estudioso, escritor, colecionador e vinhateiro
Rinaldo Dal Pizzol. O segundo, pelo diretor da ABE, enólogo Dario Crespi. Outra preciosidade é o Casque D’Or Conhaque Safra 1968, doado pelo empresário Ayrton Luiz Giovannini. E tem ainda o Presidente Safra 1969, da Salton, e a Champanha Mônaco Demi-Sec 1969, ambos feitos para celebrar o Cinquentenário do Clube Esportivo, doados por Solange Rossetti. Vamos participar?
TAGS: ABE, Abraçaí, Agro, Leilão virtual beneficente de vinhos, Terroir, Vinho, Vinhos