Search

POLÍTICA DE COMERCIALIZAÇÃO E PREVISIBILIDADE NO AGRONEGÓCIO

Por José Caixeta
29 de março de 2021

 

Registro fotográfico de José Caixeta, Gerente de Rural Sales do Rabobank Brasil
José Caixeta, Gerente de Rural Sales do Rabobank B

O agronegócio se desenvolveu muito nas últimas décadas, com diversos avanços na comercialização na profissionalização e na aplicação de novas tecnologias nas propriedades rurais. O aumento de competitividade e da escala incentivou melhorias em aspectos como a qualidade da semente, a época do ano mais adequada para plantio e o melhor fertilizante, além de maquinário mais moderno.

Nos últimos anos, é perceptível no setor que tão importante quanto planejar a produtividade da safra é implementar estratégias como políticas de comercialização e proteção de preços, essenciais para que os produtores tenham menor suscetibilidade às variações do mercado e melhores margens e resultados – da produção à venda. Uma comercialização feita no momento não ideal pode trazer, em termos de receita, o mesmo prejuízo de uma perda de produtividade.

Hoje, a avaliação sobre o momento da venda do produto é feita, muitas vezes, de forma intuitiva, muito focada no preço, o que pode deixar o produtor despreparado para lidar com as constantes mudanças do mercado – principalmente em períodos de crise e alta volatilidade.

Como funciona a Política de Comercialização

Para uma abordagem mais assertiva, aliam-se conceitos modernos de economia comportamental e fundamentos da política de comercialização focados no agronegócio, nas avaliações dos ciclos das commodities e nas condições do mercado.

Na prática, o primeiro passo é o produtor elaborar um planejamento pré-safra e estabelecer parâmetros de venda, ou seja, definir o custo, a margem esperada e determinar o preço-alvo. A ideia não é ficar engessado nesses parâmetros, mas se orientar por meio deles.

Imagine um produtor que tem o custo de 50 reais por saca de soja e o preço-alvo dele é de 80 reais. Quando o mercado atingir esse valor, ele já tem uma margem satisfatória predefinida para realizar a comercialização de 10 mil sacas, por exemplo. Porém, se ele observar que o preço chegou a 88 reais, em vez de vender as 10 mil sacas planejadas para o período, o produtor pode optar por comercializar 15 mil, já que está 10% acima do seu preço-alvo.

O contrário também é válido. Se o preço-alvo para a venda da saca for 80 reais, mas o preço do mercado estiver em 70 reais, o produtor pode mudar a estratégia e vender apenas 3 mil sacas, e não o volume total programado para o período. É preciso levar em consideração que o preço pode piorar, por isso é importante garantir uma parte da venda em uma margem satisfatória. É muito comum o produtor observar o mercado em queda e não comercializar seu produto na esperança de que o preço se recupere e, de repente, vender tudo de uma vez, concretizando o seu prejuízo.

Sem estruturar uma política de comercialização, o produtor se afasta da previsibilidade e da segurança dos números que moldam seu negócio. De acordo com a economia comportamental, as decisões financeiras equivocadas tendem a acontecer, em sua maioria, quando são tomadas de forma intuitiva, guiadas pelo excesso de confiança, pela vontade de lucrar mais, por se basear em cenários passados e pelo medo de perder.

A ideia é que o produtor comercialize seu produto de uma forma mais estratégica e programada. De acordo com as características de cada commodity, é possível mapear em qual intervalo o mercado pode oscilar e estabelecer faixas de negociação. Dessa forma, o produtor garante uma boa margem e, a longo prazo, pode torná-la menos volátil e mais previsível, aumentando a credibilidade do seu negócio e facilitando a captação de novos investimentos.

A política de comercialização é uma ferramenta de gestão financeira moderna, cada vez mais usada, que permite ao produtor mitigar riscos, definir melhor a margem, eliminar a subjetividade da decisão, programar melhor a venda dos produtos, diminuir a volatilidade dos resultados e reduzir ruídos entre os acionistas. *Gerente executivo de Rural Sales do Rabobank Brasil.

 

 

MAIS EM

DO CAMPO À RODA

Como a maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina promove uma economia sustentável 

Onde o pasto é mais verde

Dono do maior rebanho bovino do País, o Mato Grosso lidera a agenda de debates sobre o equilíbrio entre a produção e a preservação ambiental

TIM IOT Solutions habilitando a digitalização do agro, conectando o campo, rodovias e portos

newslatter

Inscreva-se para receber nossas novidades.