BILL GATES É AGRO

Estados Unidos   A maioria das pessoas associa o bilionário americano Bill Gates apenas à Mic


Edição 37 - 02.07.23

Estados Unidos

 

A maioria das pessoas associa o bilionário americano Bill Gates apenas à Microsoft, a colossal empresa de tecnologia que ele fundou em 1975 na garagem de casa. Gates, contudo, é um entusiasta de diversas áreas de negócios, mas de uns tempos para cá um setor em especial tem chamado a sua atenção: o agro. Confira a seguir as principais apostas do empresário nesse ramo. 

Proprietário de terras 

Dados recentes indicam que, na última década, Bill Gates comprou ao menos 100 mil hectares em propriedades rurais localizadas em 18 estados americanos. O pai da Microsoft possui agora mais terras que todos os indígenas nativos americanos. Preocupações com segurança alimentar e mudanças climáticas estariam por trás de suas investidas. 

Projeto na África 

O programa “Agricultural Development”, criado por Gates, tem por objetivo promover a agricultura sustentável e aumentar a produção de alimentos nas regiões mais pobres do mundo. O programa concentra-se no apoio a pequenos agricultores, especialmente da África. 

Carnes de plantas 

Gates é um dos principais investidores da empresa americana de biotecnologia Beyond Meat, que se dedica à produção de substitutos de carne à base de plantas. A companhia utiliza ingredientes de origem vegetal, como proteínas de ervilha, feijão e arroz, para criar produtos que imitam a carne animal.  

Fundos de investimentos 

Criado por Gates em 2015, o fundo Breakthrough Energy Ventures apoia startups que desenvolvem soluções para a redução dos impactos ambientais da produção agrícola. Desde então, o fundo já investiu na empresa de fertilizantes Pivot Bio, na produtora de trigo Kernza e, mais recentemente, na Rize, uma plataforma que ajudará a descarbonizar o cultivo de arroz na Ásia. 

Culturas resistentes a pragas 

O bilionário é o maior investidor do projeto Grand Challenges in Global Health, que banca pesquisas sobre culturas agrícolas geneticamente modificadas e que sejam resistentes a pragas e condições ambientais adversas. Estima-se que, apenas nos dois últimos anos, Gates desembolsou US$ 100 milhões para acelerar o programa. 

Internet em áreas rurais 

A pedido de Gates, a Microsoft criou uma solução, a FarmBeats, que usa espaços livres nas transmissões de canais de TV para fornecer internet a áreas rurais. Além disso, a plataforma conta com um sistema de captura e análise de dados das fazendas que fornece relatórios informativos aos produtores.