Edição 36 - 15.05.23
Atualmente, não é exagero dizer que a Noruega está entre os países mais verdes do mundo
No final do século passado, a Noruega estava na lista dos países que mais emitiam CO2 por habitante do planeta. Como maior exportadora de petróleo e derivados da Europa ocidental, a nação escandinava baseava sua economia na exploração dos combustíveis fósseis. Após forte pressão popular, contudo, o governo resolveu mudar esse cenário. Atualmente, não é exagero dizer que a Noruega está entre os países mais verdes do mundo. Acompanhe como isso se tornou possível.
Inventário dos poluentes
No início do século 21, a Agência Ambiental Norueguesa fez um balanço da origem das emissões e descobriu que quase 80% delas vinham de três atividades principais:
incineração de lixo e fornecimento de energia (23%), automóveis particulares (35%) e outros veículos de combustão, como máquinas da construção civil (20%). A partir daí, o país resolveu atacar cada uma dessas frentes.
Projeto Northern Lights (aurora boreal, em português)
Orçada em US$ 2,5 bilhões de euros, a iniciativa consiste na instalação de grandes usinas que capturam as emissões de poluentes antes que elas cheguem à atmosfera. Depois, o CO2 é transformado em líquido e transportado até o fundo do mar, onde fica retido.
Carros elétricos
Nenhum país investe tanto em carros elétricos quanto a Noruega. Atualmente, 80% dos veículos novos vendidos no país são movidos a eletricidade e a meta é proibir a circulação de automóveis a diesel ou a gasolina a partir de 2030.
Árvores preservadas
Em 2016, a Noruega se tornou o primeiro país a proibir o corte de árvores, além de ter banido a compra e produção de matérias-primas que contribuam para a destruição de florestas no mundo. Atualmente, 38% do território norueguês, ou 122 mil km², é coberto por florestas.
Nova estatal
Em 2018, a estatal de petróleo Statoil passou a se chamar Equinor. A mudança representou uma virada de estratégia. Antiga poluidora, a empresa rapidamente se tornou uma das líderes mundiais na pesquisa e implementação de tecnologias verdes.
Fundo Amazônia
A Noruega doou R$ 3 bilhões para o Fundo Amazônia, que se destina a proteger a floresta brasileira. O valor representa aproximadamente 90% de tudo o que o Brasil já recebeu em aportes para esse fim.
Reciclagem vira dinheiro
Os noruegueses criaram um sistema de reciclagem de garrafas plásticas e latas de alumínio que remunera seus habitantes. Cada item recolhido rende um crédito que pode ser usado para comprar produtos em supermercados parceiros da iniciativa.