A vez das mulheres na produção do azeite gaúcho

Coluna – Irineu Guarnier Filho    De pouco mais de dez anos para cá, a olivicultura do


Edição 36 - 31.05.23

Coluna – Irineu Guarnier Filho 

 

De pouco mais de dez anos para cá, a olivicultura do Rio Grande do Sul saltou de algumas centenas de hectares de olivais para uma área com mais de 6 mil hectares cultivados – é a maior do País, à frente inclusive de Minas Gerais, que já liderou a produção. A cultura vive um boom no estado. Aos poucos, a paisagem rural da região da Campanha Gaúcha, em pleno Pampa, vai ganhando novas feições. Da pecuária extensiva, constituída pela ovinocultura e pela ovinocultura, além das lavouras de arroz (e mais recentemente de soja), os produtores rurais passaram a expandir suas atividades para outras culturas, como a viticultura (para produção de vinhos finos) e as oliveiras. Azeites gaúchos têm sido muito bem classificados em concursos internacionais. 

 

Há pouco, a marca Azeite Puro foi considerada o melhor azeite de oliva extravirgem do Hemisfério Sul por uma das mais importantes premiações do setor, o concurso Lodo, da Itália. A empresa de Cachoeira do Sul, na região central do estado, concorreu com 120 marcas de diferentes países. Além de vencer o concurso, o Azeite Puro estará presente no Guia Lodo 2023, publicação internacional que reúne os melhores azeites do mundo. Rafael Farina, um dos proprietários da Puro, destaca que a previsão “é produzir 40 mil litros nesta safra, um aumento de 50% em relação ao ano passado”.  

 

Se há algo que chama atenção no renascimento da olivicultura gaúcha (houve tentativas passadas malsucedidas), é o papel de destaque das mulheres à frente da nova atividade. Em minhas andanças pela região produtora, tenho me deparado frequentemente com empreendedoras na liderança dos lagares – são professoras universitárias, sommelières de azeites e engenheiras agrônomas, entre outras profissionais. Destaco as estudiosas da cultura Beatriz Dal Pont, autora de livros sobre o tema, e Luciane Gomes, editora da revista Azeites & Olivais, além das empresárias Margarida Albornoz e as filhas Ana, Sílvia e Virgínia, de Santana do Livramento, na fronteira do Brasil com o Uruguai.  

Tradicional família de pecuaristas, as mulheres da família Albornoz agora investem com entusiasmo no azeite. De frente para o Cerro Palomas, cartão-postal do município, a Casa Albornoz está encravada numa propriedade que valoriza os produtos da terra. Com apenas três anos no mercado, a marca já traduz os novos tempos vividos pela fronteira. Da pecuária, do arroz e da soja, a família decidiu mudar o rumo dos negócios ainda em 2013. A matriarca, Margarida Albornoz, e as filhas encontraram nas oliveiras e nogueiras o caminho para a realização pessoal. Nessa jornada, diversificaram a produção, criando itens diferenciados e que já acumulam premiações internacionais, além de uma estrutura capaz de receber visitantes para viver experiências na loja, no lagar e ao ar livre – o chamado olivoturismo. 

 

A estância de 2,8 mil hectares começou a receber as primeiras mudas em 2013 com o plantio de oliveiras em 120 hectares. Durante a safra, é possível caminhar no pomar junto ao lagar, interagindo com a cultura. Atualmente, a Casa Albornoz cultiva 14 variedades de olivas de quatro países: Arbequina, Arbosana, Hojiblanca e Manzanilla, da Espanha; Koroneiki, da Grécia; Coratina, Canina, Leccino, Moraiolo, Frantoio, Pendolino e Santa Caterina, da Itália; além da Azeiteira e Galega, de Portugal. O resultado são azeites de oliva extravirgens nas linhas premium (Casinha, Dona Carmem e Dom Eurico) e especiais (Todo Dia Suave, Todo Dia Intenso, Todo Dia Koroneiki e os saborizados Defumado e Pimenta).  

  

Virgínia Albornoz conta que, para homenagear os ancestrais e honrar a relação com o campo, foi criada uma nova identidade visual, capaz de ilustrar a essência de cada produto. São rótulos que exibem a exuberância do bioma Pampa. Nas linhas especiais, os rótulos expõem animais da região e foram concebidos artisticamente com uma delicada composição de folhas, flores e frutos. O Todo Dia Koroneiki é o azeite mais amargo da Albornoz. Sua picância mais pronunciada está representada pela jaguatirica, um felino solitário, caçador e voraz. Por sua vez, o Todo Dia Intenso, que traz amargor e picância intensos, é retratado pelo lobo-guará, sempre ativo e elegante. Já o Todo Dia Suave chega com equilíbrio de amargor e picância, ganhando a delicada beleza do beija-flor no visual. 

 

*Jornalista especializado em agronegócio, cobre o setor há três décadas. É sommelier internacional pela Fisar italiana e recebeu o Troféu Vitis, da Associação Brasileira de Enologia (ABE)