De geração para geração

Em nova campanha, BASF homenageia o inestimável legado que as famílias de produtores deixaram par


31.01.23


Em nova campanha, BASF homenageia o inestimável legado que as famílias de produtores deixaram para os seus descendentes e para a agricultura brasileira


A produtora de grãos Elizana Baldissera Paranhos, a Gija, traz a resposta na ponta da língua quando perguntada sobre o que a inspirou a trabalhar no campo. “Ninguém aprende a gostar do que não conhece”, diz ela. Neste caso, a frase não poderia ser mais verdadeira. Gija, de fato, cresceu entre lavouras e pastos e a proximidade com a terra desde cedo foi vital para que conhecesse a fundo os mistérios da atividade agrícola. A conexão com a vida rural – e a paixão que nasceria a partir dessa íntima convivência – se deve essencialmente à influência direta da família. “Tenho muito orgulho das minhas raízes, de ter crescido na barra da calça do meu pai”, diz ela. “Essa rotina me fez tomar gosto pelas coisas simples do campo.” Em outras palavras: Gija é o que é – uma produtora de soja, milho, feijão e trigo que coleciona prêmios no Brasil – graças ao legado deixado por seus pais.

Em poucos setores o legado é tão importante quanto no agronegócio. Com ele vem o traquejo para lidar com a terra, a sabedoria para entender a exata hora de colher e plantar, a sensibilidade para enfrentar os humores do clima, entre muitas outras habilidades que se absorve ao longo da vida, de geração para geração. Atenta a essa peculiar característica do universo agro, a BASF lançou em 2018 seu posicionamento de marca inspirado no legado dos agricultores brasileiros. A iniciativa começou com o lançamento de uma música que homenageava homens e mulheres que passam seus conhecimentos para os descendentes. Depois, a empresa produziu uma websérie focada nessa temática. Agora a nova etapa da campanha vai além.

Chamada “Seu Legado Nasceu Para Continuar”, ela presta justa homenagem àqueles que fazem a diferença no campo – as gerações que se conectam e, assim, ampliam os legados de suas famílias. “Chegou o momento de avançarmos e expandir a perspectiva do que representa o legado para os agricultores”, diz Eduardo Novaes, diretor de Marketing de Soluções para Agricultura da BASF. “Vamos retratar famílias reais que contribuem para o sucesso do agronegócio brasileiro. Nossa motivação é valorizar brasileiros que posicionaram nossa agricultura como uma das melhores do mundo.”

Sob diversos aspectos, “Seu Legado Nasceu Para Continuar” traz uma mensagem ao mesmo tempo simples e poderosa. Ela retrata os anseios de perpetuar histórias de vida e conquistas, algo que move pessoas em qualquer parte do mundo. “Ter a certeza da continuação do legado é uma grande motivação para seguirmos firmes em nossos propósitos e conquistarmos nossos objetivos, sabendo que todo esforço não será em vão”, acrescenta Novaes. O executivo ressalta que o objetivo da empresa é gerar identificação e orgulho entre aqueles que de alguma forma participam do agronegócio brasileiro. “As imagens das famílias reunidas com seus pertences pessoais no campo geram reflexão e tocam no íntimo de cada um de nós.”

São vídeos estrelados por famílias cujos legados as ajudaram a construir trajetórias de sucesso no agronegócio. A divulgação destes conteúdos já começou a ser realizada em veículos de comunicação e nas redes sociais da BASF Agro. O vídeo com a família Baldissera – que tem atualmente Gija como uma de suas expoentes – foi o primeiro a ser compartilhado, e os restantes serão exibidos nos próximos meses. Para a escolha das famílias participantes, a BASF buscou aquelas em que estava explícita a importância do legado e a união de gerações. “Pelas imagens, é possível imaginar que elas têm histórias diferentes e dedicam-se a cultivos diferentes. Isso é importante, porque as famílias são únicas em seu legado e, ao mesmo tempo, têm muita coisa em comum com cada um de nós”, aponta Eduardo Novaes.

       A conexão da família Baldissera com o campo começou em 1969, quando o patriarca, Leomir, atualmente com 79 anos, saiu de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, para morar em São Paulo. A ideia era ficar pouco tempo, mas a identificação com a nova terra fez com que fincasse bandeiras em solo paulista. Leomir estabeleceu-se em Capão Bonito, casou-se e teve três filhos – um homem e duas mulheres. “Meu pai nunca fez diferença entre nós e isso foi fundamental para que eu tivesse plena confiança para trabalhar num ambiente tradicionalmente masculino”, diz Gija.

Hoje em dia, ela e o marido plantam em áreas separadas do pai, numa cidade vizinha – Itapetininga –, cuidando de tudo o que envolve a safra, do planejamento à colheita. Referência do setor, Gija ganhou um prêmio nacional de produtividade de soja e chegou a integrar a lista das 100 mulheres mais influentes do agronegócio, segundo a revista Forbes. Mãe de quatro crianças, Gija segue os passos do pai. “Eu sempre trago os meus filhos para a roça, exatamente como o meu pai fez comigo”, diz a produtora. O nome que se dá a isso é legado.