O reality do espumante

Coluna TERROIR - Por Irineu Guarnier Filho


19.11.21

Quem gosta de vinho gosta de saber como a sua bebida predileta é elaborada. Imagine, então, poder acompanhar, passo a passo, a elaboração de um espumante pelo Método Tradicional (que fermenta na garrafa do início ao fim). Uma bebida com esse grau de complexidade, acreditem, não é simples de fazer. Mas todo esse processo fascinante agora pode ser acompanhado, em tempo real, pela internet, numa espécie de “reality do espumante”.

Quem proporciona essa experiência única é a Cristofoli Vinhos de Família, de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Pelo segundo ano consecutivo, a pequena vinícola familiar da Rota das Cantinas Históricas vai compartilhar com o público o dia a dia da sua vindima. Sucesso em 2021, o projeto Making Wine 2022 vem com novidades neste verão.

Os participantes poderão aprender tudo sobre a elaboração de um espumante sem sair de casa. Um vinho será elaborado – o Cristofoli Blanc de Blanc, ou seja, um espumante branco elaborado 100% com uma casta branca, a internacional Chardonnay. Depois, a garrafa personalizada poderá ser adquirido pelos participantes que seguirem o reality pela internet.

Para a enóloga Bruna Cristofoli, “o Making Wine veio para selar esta proximidade com nossos clientes e amigos e este formato é perfeito, ainda mais em tempos de pandemia e com as mudanças de comportamento do consumidor. Além disso, com certeza, esta é uma experiência no mínimo inusitada”.

Quem vai comandar o show é o sommelier Artur Tremper Farias, que já deu muito curso de vinhos para brasileiros no Chile, onde morou até o começo da pandemia. Farias vai morar na casa da família Cristofoli e trabalhar durante todo o período de elaboração do espumante. Usando apenas um celular, e sem edição, ele vai viver a rotina da família, participando de todo processo de vinificação. Neste trabalho, terá sempre a companhia de um dos enólogos da vinícola: Bruna, Lorenzo ou Letícia Cristofoli. E estará à disposição dos seguidores para esclarecer dúvidas.

Segundo Farias, que em 2021 viveu intensamente a vindima, “A produção de vinhos requer muito esforço físico, muito trabalho sem dias de descanso e com muita tensão pelo nível de responsabilidade envolvido no processo, pois as variáveis são muitas. Não foi nada fácil. Mas foi imensamente prazeroso ver o resultado de um delicioso vinho engarrafado”. Conversei há pouco com ele, no lançamento do espumante Mari, da banda Nenhum de Nós, e ele se mostrou muito entusiasmado com a perspectiva de repetir a experiência.

Na primeira vez, 130 pessoas participaram do reality. Para esta segunda edição, a expectativa dos organizadores é atrair 300 participantes. Para isso, foi criada uma série de benefícios, incluindo produtos e muito conteúdo. E quanto custa, para o amante de vinhos, viver essa experiência incrível? Certamente menos do que você imagina: os valores partem de R$ 249.

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