Avaliação Nacional de Vinhos

Coluna TERROIR - Por Irineu Guarnier Filho


07.07.21

Irineu Guarnier Filho
Irineu Guarnier Filho é jornalista especializado em agronegócio, cobrindo este setor há três décadas. Metade deste período foi repórter especial, apresentador e colunista dos veículos do Grupo RBS, no Rio Grande do Sul. É Sommelier Internacional pela Fisar italiana, recebeu o Troféu Vitis, da Associação Brasileira de Enologia (ABE), atua como jurado em concursos internacionais de vinhos e edita o blog Cave Guarnier. Ocupa o cargo de Chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa do Rio

A maior degustação de vinhos de uma safra no mundo, promovida anualmente pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), está confirmada para o dia  6 de novembro. Como no ano passado, a Avaliação Nacional de Vinhos será on-line.

Em 2020, o ano da “Safra das Safras”, o evento foi transmitido ao vivo para o mundo pelo YouTube. O modelo digital deu tão certo que vai se repetir neste ano.

Kits com as amostras foram enviados para todo o Brasil e o exterior, permitindo a participação de enófilos de 24 estados, que acompanharam pela internet as análises dos comentaristas em Bento Gonçalves.

Segundo a ABE, as 11,2 mil garrafas percorreram até 5,2 mil quilômetros para chegar à casa dos participantes. Foram quase 3 litros de vinho por kit, possibilitando que três pessoas pudessem degustar cada amostra, chegando a mais de 2 mil degustadores. Ou seja, a ANV ficou ainda maior do que era até 2019, quando cerca de 800 pessoas participavam do evento presencial.

 

 

Leilão virtual beneficente de vinhos

.
.

Olha que bacana essa iniciativa da Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí) para levantar recursos para entidade que abriga 250 crianças e adolescentes em vulnerabilidade, em Bento Gonçalves: um leilão virtual de vinhos brasileiros.

São 45 rótulos brasileiros que poderão ser arrematados de 17 de junho a 15 de julho através do site www.zaccariasleiloes.com.br. Eles foram doados por pessoas, empresas e entidades.

 

Os 45 vinhos serão leiloados com valores que partem de R$ 100, chegando a R$ 1.000 a garrafa, num trabalho voluntário do leiloeiro Volnei Zaccarias. São vinhos que não estão à venda no mercado, que fizeram história, marcaram épocas, simbolizaram momentos. Raridades que não podem faltar na adega de colecionadores e enófilos.

Entre as raridades, estão o Granja União Cabernet e o Granja União Merlot, ambos da Safra 1955. O primeiro, doado pelo estudioso, escritor, colecionador e vinhateiro

 

Rinaldo Dal Pizzol. O segundo, pelo diretor da ABE, enólogo Dario Crespi. Outra preciosidade é o Casque D’Or Conhaque Safra 1968, doado pelo empresário Ayrton Luiz Giovannini. E tem ainda o Presidente Safra 1969, da Salton, e a Champanha Mônaco Demi-Sec 1969, ambos feitos para celebrar o Cinquentenário do Clube Esportivo, doados por Solange Rossetti. Vamos participar?

 

 

PLANT PROJECT

TAGS: ABE, Abraçaí, Agro, Leilão virtual beneficente de vinhos, Terroir, Vinho, Vinhos