10 Livros para compreender o mundo dos vinhos

Cursos, degustações, viagens, blogs, programas de TV, vídeos do YouTube, conversas com especialis


02.03.21

Irineu Guarnier Filho é jornalista especializado em agronegócio, cobrindo este setor há três décadas. Metade deste período foi repórter especial, apresentador e colunista dos veículos do Grupo RBS, no Rio Grande do Sul. É Sommelier Internacional pela Fisar italiana, recebeu o Troféu Vitis, da Associação Brasileira de Enologia (ABE), atua como jurado em concursos internacionais de vinhos e edita o blog Cave Guarnier. Ocupa o cargo de Chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, prestando consultoria sobre agronegócio.

Cursos, degustações, viagens, blogs, programas de TV, vídeos do YouTube, conversas com especialistas – tudo isso é importante para quem quer realmente aprofundar o seu conhecimento sobre o mundo do vinho. Mas nada substitui a leitura de bons livros sobre o tema. Nos livros, encontramos de forma organizada e facilmente acessível o conhecimento acumulado ao longo de séculos por gerações de estudiosos.

Uma rápida visita a uma grande livraria, ou aos sites de boas editoras, revela uma infinidade de títulos sobre o assunto, em muitas línguas. Além disso, esses livros geralmente são edições caprichadas, ricamente ilustradas e impressas em bom papel – portanto, peças colecionáveis. Para o enófilo realmente interessado, vale a pena compor nem que seja uma pequena biblioteca sobre o objeto de sua paixão. Não sai tão caro, e a leitura, ou a consulta a obras de referência, como enciclopédias ou dicionários, é sempre útil para esclarecer uma ou outra dúvida. Sim, se preferir, também é possível colecionar esses livros no seu e-reader.

A seguir, uma relação de dez títulos em língua portuguesa facilmente encontráveis em livrarias e sebos, e que certamente vão contribuir para o aprendizado daqueles que estão chegando agora ao mundo do vinho ou mesmo de quem já tem um pouco mais de intimidade com o assunto. São dez obras básicas, selecionadas em minha biblioteca, que muito me ajudaram a compreender o fascinante mundo do vinho. Os livros estão relacionados pelo título, autores e editora. Com um breve comentário dos seus editores. Boa leitura!

 

Atlas Mundial do Vinho

Hugh Johnson / Jancis Robinson

Editora Nova Fronteira

“Uma eterna fonte de conhecimento e de prazer… Excelentes mapas, textos especializados e fotografias magníficas tornam este livro irresistível.”

 

O Gosto do Vinho

Émile Peynaud / Jacques Blouin

vmfmartinsfontes

“Sua primeira edição, de 1980, foi um marco. Uma geração depois, a obra merecia esta atualização, levando em conta o que hoje se sabe a respeito dos mecanismos de percepção dos gostos e dos cheiros, englobando os tipos de consumo e os tipos de vinhos disponíveis, na França e em todo o mundo”.

 

Conheça Vinhos

Dirceu ViannaJunior /José Ivan Santos

Editora Senac

“Conheça Vinhos fornece o roteiro fundamental às pessoas que pretendem conhecer o assunto a fim de ter total confiança para escolher o vinho mais adequado a seu paladar e aos alimentos que o acompanham.”

 

Vinhos do Mundo Todo / Guia Ilustrado Zahar

Vários autores

Jorge Zahar Editor

“Regiões, mapas, vinhos e produtores”

 

Como Degustar Vinhos

Jancis Robinson

Editora Globo

“Neste livro-curso completo, Robinson nos agracia com uma multiplicidade de dicas que nos ajudam a entender e, a partir daí, intensificar nosso prazer ao comer e beber. A autora comenta sobre cada um dos sentidos usados na degustação e nos brinda com uma encantadora viagem por diferentes terras e vinhedos apresentando as uvas que configuram o variado e vasto mundo do vinho.”

 

A Arte de Beber Vinhos

Mauro Côrte Real

Editora Sulina

“Em A Arte de Beber Vinhos o consumidor brasileiro encontrará à sua disposição os fundamentos e a técnica da degustação. De forma acessível, os porquês, quandos e comos da apreciação gurmética são revelados pelo autor.”

 

Dicionário do Vinho

Maurício Tagliari / Rogério de Campos

Companhia Editora Nacional

“Com mais de 17 mil palavras e suas definições, é um livro que atende às necessidades de enólogos, sommeliers, viticultores, comerciantes e diversos profissionais envolvidos na produção e comercialização do vinho, além de ser um guia delicioso para os amantes do vinho”.

 

Harmonização e Equilíbrio Entre Vinho e Alimento

Roberto Rabachino (Com receitas do chef Mauro Cingolani)

EDUCS

“O vinho é harmonizado com o alimento para melhor apreciá-lo; para criar uma função de suporte líquido e, também, para balancear certas sensações extremas que o alimento pode apresentar.”

 

La Clef des Vignes / A Chave das Vinhas

Vários autores

Editora Sopexa

“Com este livro, reencontramos os vinhos de hoje, de ontem e aqueles que iremos descobrir amanhã. E em todo caso, o risco de embriaguez na hora do sono, convida a sonhos felizes.”

 

O Grande Livro dos Vinhos

Vários autores

PubliFolha

“Informações atualizadas sobre vinhos de mais de 4.000 vinícolas em todo o mundo.”

TAGS: Livros sobre Vinhos, Vitivinicultura