De motorhome pelos vinhedos

Às várias maneiras de se conhecer a principal região vitivinícola brasileira e degustar bons vin


11.03.20

Irineu Guarnier Filho é jornalista especializado em agronegócio, cobrindo este setor há três décadas. Metade deste período foi repórter especial, apresentador e colunista dos veículos do Grupo RBS, no Rio Grande do Sul. É Sommelier Internacional pela Fisar italiana, recebeu o Troféu Vitis, da Associação Brasileira de Enologia (ABE), atua como jurado em concursos internacionais de vinhos e edita o blog Cave Guarnier. Ocupa o cargo de Chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, prestando consultoria sobre agronegócio.

Às várias maneiras de se conhecer a principal região vitivinícola brasileira e degustar bons vinhos onde eles são elaborados, agora se soma uma bem original: a bordo de um motorhome. Com todo o conforto que uma casa sobre rodas pode oferecer, incluindo banheiro, geladeira e cama, o projeto Vinhos Por Aí leva até cinco turistas por viagem à Serra Gaúcha.

O roteiro de visitas às vinícolas, piqueniques e almoços ou jantares harmonizados nos bons restaurantes da região pode ser elaborado pelos próprios clientes. “A ideia é que grupos de até cinco passageiros definam quais lugares querem conhecer, quantas degustações querem fazer, e quantas atividades oferecidas pelas vinícolas querem experimentar”, explica a jornalista e sommelière Gisa Guerra, que coordena as incursões vinícolas juntamente com seu pai, José Aldir Guerra, motorista do motorhome, e sua mãe, Jurema Scodro Guerra, responsável pelo “serviço de bordo”.

No pacote, montado por diárias, está incluído um café da manhã servido a bordo, com deliciosos quitutes preparados pela dona Jurema, além de água, cafezinho e chimarrão à vontade durante os trajetos – afinal, mesmo no verão, o mate quente faz parte do cardápio diário dos gaúchos.

Gisa explica que o Vinhos Por Aí agenda as viagens sob demanda; não há roteiros pré-definidos. É uma forma diferente e divertida de se conhecer as vinícolas, os restaurantes e as paisagens de lugares encantadores, como o Vale dos Vinhedos, a Rota das Cantinas Históricas, os Caminhos de Pedra ou a Estrada do Sabor, em Bento Gonçalves e Garibaldi.

O Vinhos Por Aí tem por trás a longa tradição estradeira da família Guerra. Caminhoneiros apaixonados pela profissão, José e Jurema viajaram muito pelo Brasil, dividindo o volante de um “bruto”, até a chegada dos primeiros filhos, quando decidiram abandonar a vida nômade para tocar uma transportadora. “Mas a ideia de voltar para as estradas sempre esteve presente entre o casal e concretizou-se com a aposentadoria de ambos: um motor home foi comprado”, relata a filha caçula Gisa. A vivência de campistas, adaptada para o turismo profissional, proporciona agora aos enófilos uma experiência única na Serra Gaúcha.

Clique aqui para conferir todas as #ColunasPlant.