Trichodermil FS® é a nova aposta da Koppert para o tratamento industrial de sementes 

Com tecnologia exclusiva, Trichodermil FS® propõe acabar com o mal pela raiz
Edição: 50
16 de outubro de 2025

No agronegócio, cada safra começa antes mesmo da germinação. O que acontece debaixo da terra define o futuro de produtividade, sanidade e rentabilidade da lavoura. É nesse ponto crítico que a Koppert apresenta uma inovação inédita no mundo: o Trichodermil FS®, primeiro biofungicida e bionematicida com formulação exclusiva para tratamento de sementes à base de Trichoderma asperelloides. 

Com o novo produto, a Koppert sugere “acabar com o mal pela raiz”, garantindo o futuro da colheita ainda sob a terra. Isso porque o Trichodermil FS® atua logo no início do ciclo, protegendo o sistema radicular contra fungos de solo e nematoides, dois dos principais vilões que comprometem a produtividade de culturas como soja e milho, por exemplo. 

Seu grande diferencial está na combinação da já conhecida cepa?Trichoderma asperelloides?ESALQ 1306 com a tecnologia FS (Flowable Concentrate for Seed Treatment). O resultado é uma formulação de alta estabilidade e compatibilidade, que proporciona secagem rápida, baixa dosagem e excelente desempenho em condições reais de campo. Para o agricultor, isso significa mais praticidade e segurança no investimento. 

Como funciona?

Do ponto de vista biológico, o Trichodermil FS® atua em múltiplas frentes, garantindo eficácia no controle de patógenos de solo e nematoides, além de promover o crescimento saudável das plantas. 

Já na fase de germinação da semente tratada, a cepa coloniza rapidamente a rizosfera da planta, competindo por espaço e nutrientes com demais micro-organismo. Nesse processo, ela secreta metabólitos capazes de inibir patógenos, atuando como microparasita sobre fungos causadores de doenças. Ao mesmo tempo, estimula o sistema de defesa natural da planta, fortalecendo sua resistência contra futuros estresses bióticos. 

Estudos apontam que doenças de solo como Macrophomina, Fusarium e Rhizoctonia, além do complexo de nematoides, podem representar perdas de até 20% da produtividade por hectare, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Por essa razão, soluções como o novo produto da Koppert se torna estratégica não apenas para reduzir riscos, mas para sustentar o crescimento do setor. 

Expectativas para o setor

O Trichodermil FS® acompanha um movimento crescente do mercado brasileiro em busca de alternativas sustentáveis no combate de doenças de solo. De acordo com a CropLife Brasil, a adoção de bioinsumos cresceu mais de 10% nas últimas quatro safras, com destaque para a soja, que já responde por 62% das aplicações. 

“O Trichodermil® (Trichoderma harzianum 1306), lançado em 2007, é um produto símbolo da Koppert no Brasil e responsável por abrir caminhos para o controle biológico em larga escala na agricultura tropical”, afirma o diretor industrial da Koppert América do Sul, Danilo Pedrazzoli. “Agora, com o Trichodermil FS®, damos um novo passo, alinhado à nossa estratégia de crescimento e à missão de tornar as lavouras mais produtivas, sustentáveis e economicamente viáveis, do pequeno produtor ao grande agricultor”, completa. 

MAIS EM

newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades.