Ram acelera no agro e registra crescimento recorde no Brasil

Edição: 47
21 de março de 2025

Com quase 30 mil picapes emplacadas e um crescimento de 74% em 2024, a Ram consolida sua liderança no agronegócio brasileiro ao oferecer veículos robustos, práticos e adaptados às necessidades do produtor rural

Não há marca automotiva mais identificada com o agronegócio brasileiro do que a Ram. No ano passado, ela registrou seu melhor desempenho desde que começou a vender suas picapes no país, com o emplacamento de quase 30 mil unidades. Isso representa um impressionante crescimento de 74% em comparação a 2023 – 80% desse volume foi destinado ao agro.

Segundo Juliano Machado, vice-presidente da Ram para a América do Sul, a marca está 100% ligada ao agronegócio, e tamanha conexão se fortaleceu a partir de 2019, quando o setor passou a ser o foco da empresa. “Nossa missão foi falar a mesma língua do produtor, que ainda é carente da atenção das grandes empresas”, afirma. “O homem do campo não almeja bens de consumo de ultra-luxo. Não deseja um superesportivo para andar na terra, ele quer uma picape.”

A Ram fez a lição de casa ao acompanhar o comportamento do produtor e, diante disso, traçar sua estratégia. Percebeu, por exemplo, que o agricultor não viaja para Búzios (RJ), mas sim para Balneário Camboriú (SC). “Então, por que não abrir uma Ram House, a loja conceito da marca, em Florianópolis?”, pergunta o executivo. Outra decisão importante foi instalar uma Ram House em Goiânia (GO), capital que detém a maior participação de mercado da marca. “Goiânia é a Dallas brasileira, e nossa presença ali é essencial para contemplar os clientes em um raio de 300 km”, destaca Machado, referindo-se à cidade do Texas, com forte atuação no agro dos Estados Unidos.

Machado conta que a Ram se dedica a atender o agronegócio não só da porteira para dentro, mas também da porteira para fora. Afinal, como ignorar as empresas de defensivos agrícolas, em sua maioria instaladas na cidade de São Paulo? Não é à toa que a marca abriu uma Ram House em um bairro nobre da capital paulista.

A aproximação da Ram com o agro também se dá pela presença em feiras como Agrishow e Expointer, além de rodeios e provas equestres. Tanto que a Ram 2500 já ganhou edições especiais batizadas de Quarto de Milha e Rodeo. “O rodeio é o carnaval das pessoas ligadas ao agro, e o Brasil tem uma agenda repleta, com mais de 500 eventos por ano. Queremos reforçar nossa participação nesses eventos”, afirma.

O sucesso da Ram está diretamente atrelado à qualidade dos veículos. Para Machado, a incontestável robustez, aliada à segurança, tecnologia e ao conforto, são diferenciais do portfólio da Ram, composto pelas picapes 1500, 2500, 3500 e Rampage.

Um dos importantes pilares para a penetração ainda maior da marca Ram no agronegócio foi o lançamento da Rampage, em 2023. Para se ter ideia, no ano passado foram comercializadas 23.600 unidades. “A Rampage traz o DNA do agro e tem a vantagem de ser mais prática. Ela cabe, por exemplo, em uma vaga padrão de 5 metros por 2,20 metros dos estacionamentos de shoppings”, diz Machado.

O lançamento da Rampage mostrou-se, de fato, uma iniciativa certeira. “Ela se tornou a nova porta de entrada para o universo da marca, sem abrir mão do requinte e capacidade que toda Ram tem”, salienta o executivo. Em 2025, a marca quer ampliar seus movimentos para seguir cativando o produtor rural e repetir a curva de crescimento do ano passado. Não há dúvida: a Ram segue acelerando no agro, sempre pronta para novos desafios.

MAIS EM ,

A revolução dos combustíveis renováveis

Etanol de cana e milho, biodiesel, biogás e biometano fortalecem a matriz energética limpa, enquanto novas frentes como SAF, hidrogênio verde e diesel renovável ganham impulso

Koppert lança nova campanha com foco em inovação e Alta Performance dos seus produtos

Empresa reforça sua liderança no controle biológico com uma nova campanha institucional, destacando atributos como inovação, eficiência, produtividade e compromisso com a sustentabilidade

Ram acelera no agro e registra crescimento recorde no Brasil

newslatter

Inscreva-se para receber nossas novidades.