Nobel da Paz vai para Programa Mundial de Alimentos da ONU

Nesta sexta-feira, a Academia Real de Ciências da Suécia anunciou o vencedor do Nobel da Paz. E o


09.10.20

Nesta sexta-feira, a Academia Real de Ciências da Suécia anunciou o vencedor do Nobel da Paz. E o prêmio foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos da ONU, “pelos seus esforços para combater a fome, pela sua contribuição para melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito”, de acordo com o comunicado oficial.

A organização atua principalmente em regiões onde há maior risco de desnutrição, como situações de emergência e em países afetados por conflitos armados. De acordo com a organização do Nobel, a pandemia apenas tornou o Programa Mundial de Alimentos da ONU ainda mais merecedor do prêmio por escancarar a desigualdade de acesso à comida. Tomson Phiri, porta-voz da instituição, participava de um evento semanal da ONU quando foi surpreendido pelo anúncio.

Segurança alimentar é o tema da reportagem de capa da edição mais recente da Plant Project. É possível ler o texto na íntegra neste link. A matéria mostra como o desafio global de acabar com a fome ficou muito maior e mais complexo. Não basta apenas produzir os alimentos, é preciso levar em conta as repercussões ambientais e o desenvolvimento sustentável.

O tema não foi o único abordado pela Plant nos últimos meses. Na quarta-feira (7), a Academia Real de Ciências da Suécia anunciou as vencedoras no Nobel de Química, a francesa Emmanuelle Charpentier e a americana Jennifer Doudna pelo desenvolvimento do Crispr, método de edição genético, que também foi reportagem de capa.

TAGS: Nobel da Paz, Programa Mundial de Alimentos da ONU, Segurança alimentar