#oagronuncapara – Carne bovina com qualidade e segurança

Por Antônio Jorge Camardelli, presidente da Abiec Vivemos um momento de extrema atenção diante d


Edição 20 - 26.05.20

Por Antônio Jorge Camardelli, presidente da Abiec

Vivemos um momento de extrema atenção diante da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). Nós da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), com 32 empresas associadas, responsáveis por 92% das exportações brasileiras, temos acompanhado os esforços do setor para garantir o fornecimento de alimento de qualidade para todos os brasileiros e para as centenas de países para os quais exportamos nossa carne.

Diante do cenário de incertezas, a primeira coisa a pontuar é que o fornecimento de carne bovina está garantido no Brasil. A projeção é de que a produção brasileira de carne bovina deve ser 35,5% maior do que o volume consumido no País. Essa produção já está contratada com as operações em andamento nas fazendas, e, por conta da dinâmica da cadeia produtiva, não pode ser interrompida. Ou seja, os volumes serão produzidos, portanto não há risco de desabastecimento de proteínas.

Com isso, o foco do setor está em produzir preservando a saúde de todos os colaboradores e a segurança sanitária da nossa carne, garantindo a qualidade do produto. Dessa forma, uma série de medidas, algumas já incorporadas à rotina de trabalho nas empresas, nesse momento estão recebendo atenção.

São ações como o fornecimento de transporte de ônibus exclusivo aos funcionários em diversos horários ao longo do dia, evitando que se exponham em transportes públicos. Nas empresas, os colaboradores recebem uniforme previamente higienizado, com a adequada esterilização das vestimentas. Todos os equipamentos de proteção individuais, os EPIs, como toucas, capacetes, botas etc. passam por uma rígida desinfecção antes de serem entregues aos colaboradores. Todos os acessos para a entrada dos setores de produção possuem as chamadas “barreiras sanitárias”, onde são higienizados os calçados, braços e mãos de todos que adentram a área de produção. Nesse momento, também há medição da temperatura dos funcionários para identificar qualquer sintoma.

Todos os materiais usados na manipulação direta ou indireta são higienizados em área específica de acordo com o fluxo de trabalho para garantir uma esterilização segura e são fornecidos na entrada e retirados na saída de cada área da empresa.

Para reforçar o cuidado e a segurança dos colaboradores nesse momento de prevenção ao contágio da Covid-19, foram adotadas práticas específicas, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde como a realização de campanhas educativas e de esclarecimento, reforço na recomendação de práticas sanitárias e de higiene pessoal, disponibilizando álcool em gel a todos; orientação para que os colaboradores evitem tocar o rosto sem terem lavados as as mãos; restrição de circulação nas fábricas, entre outras.

Nós da Abiec também estamos em contato direto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para gerenciar e identificar situações pontuais que necessitem de ações para ajustar fluidez do processo produtivo. Temos certeza de que com todo o esforço empregado nos diversos elos do sistema de produção brasileiro, vamos conseguir superar esse momento, garantindo carne de qualidade para o Brasil e para o mundo.

Para ler mais, confira a lista completa de artigos

TAGS: #oagronuncapara, Abiec, COVID-19