Agrotrends segundo Cleber Soares, da Embrapa

Em entrevista à PLANT, o diretor executivo de inovação da Embrapa, Cleber Soares, fala sobre os p


Edição 18 - 02.03.20

Em entrevista à PLANT, o diretor executivo de inovação da Embrapa, Cleber Soares, fala sobre os principais temas que exigirão a atenção do produtor nos próximos anos.

Por André Sollitto

Mudanças socioeconômicas na agricultura
A agricultura será cada vez mais especializada e menos focada em monoculturas. Os produtores entenderam que é possível agregar valor por meio da diversificação.

Sustentabilidade agrícola
Não só pela cobrança do mundo, o produtor viu as vantagens de otimizar seu sistema e produzir muito mais a partir de práticas sustentáveis como a integração entre lavoura e pecuária.

Mudanças climáticas
Será preciso se preparar para os efeitos extremos das alterações no clima, principalmente por meio de variações genéticas mais resistentes.

Riscos na agricultura
Muito além do risco financeiro, será preciso levar em conta fatores como a dinâmica de emprego no campo, a chegada de novas tecnologias, a necessidade de pessoal qualificado para operar as inovações e os riscos de mercado.

Agregação de valor nas cadeias produtivas
Não bastam apenas recordes de produção: o grande desafio será encontrar maneiras de agregar valor aos produtos brasileiros, como café ou chocolate, que ainda não são reconhecidos mundialmente da mesma maneira que concorrentes italianos ou belgas, por exemplo.

Protagonismo do consumidor
O patrão é o cliente e dita o padrão que quer. O produtor será obrigado a correr atrás para atender a essas exigências.

Convergência tecnológica
Em um futuro muito próixmo, os setores serão avaliados pelo input tecnológico nos produtos. E o agro tem recebido uma afluência de tecnologias, da edição genômica à nanotecnologia.

TAGS: Cleber Soares, Embrapa, Inovação