Plant + Mosaic: Inovação tecnológica para nutrir a agricultura

Uma das maiores riquezas da produção agrícola brasileira está exatamente em sua base: o solo. Al


Edição 17 - 28.10.19

Uma das maiores riquezas da produção agrícola brasileira está exatamente em sua base: o solo. Aliás, na agricultura não se aplica aquela história de que “o que vem de baixo não me atinge”. Ao contrário, atinge em cheio e o tempo todo: melhora ou piora, gera evolução ou retrocesso, promove desenvolvimento ou degradação, traz lucratividade ou prejuízo. Tudo depende da eficiência, da responsabilidade e do profissionalismo com que a terra é tratada, manejada, o que ainda tem impacto direto na preservação da água, outro insumo pra lá de valioso. Diante de uma agenda cada vez mais intensa envolvendo sustentabilidade da produção global de alimentos, seja pela necessidade dos próprios agricultores, seja pelas exigências do mercado internacional, estratégias para bem utilizar e preservar o solo e a água são vitais para o planeta. E boa parte das soluções vem das inovações tecnológicas, como as apresentadas ano a ano pela indústria de fertilizantes.

Os fertilizantes, fazem parte de um pacote tecnológico aplicado nas áreas de produção em conjunto com sementes, defensivos agrícolas e outros insumos, sendo que esse pode elevar a produtividade em até 60%. Mas para que isso de fato aconteça, é preciso ter informação – e transformá-la em conhecimento. A começar pelas análises de solo, que revelam algumas características dele, sua condição atual e sua disponibilidade de nutrientes para as plantas. A correta interpretação desses dados, associada às características da cultura a ser plantada, define o manejo mais apropriado. E determina o retorno do investimento em fertilizantes, que acontece em prazos diferentes, pois cada nutriente tem uma dinâmica distinta no solo e na fisiologia das plantas.

É para aumentar a eficiência no manejo de solo e praticidade na rotina diária dos agricultores que a Mosaic Fertilizantes investe pesado no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e até exclusivas. Atualmente, a empresa coloca à disposição dos agricultores mais de dez opções de soluções que contribuem para a produção de alimentos no mundo. Mais do que performance, a Mosaic Fertilizantes oferece facilidade de manuseio e assertividade. Não por acaso, a empresa fundamenta a elaboração de seus produtos nos quatro “Cês”: fonte certa, taxa certa, tempo certo e lugar certo. Essa equação aumenta a capacidade agrícola das culturas a cada safra, potencializando o crescimento das plantas e a qualidade de frutos e grãos. A segurança em relação a tais resultados vem da robusta tecnologia de pesquisa e desenvolvimento, da ampla cadeia de testes industriais e a campo, com inúmeros ensaios com instituições de pesquisa e nas fazendas de parceiros.

A linha de produtos que a Mosaic Fertilizantes desenvolve com tecnologia exclusiva é chamada de Performance. Além do elevado padrão de qualidade, essa linha tem como diferencial a precisão, pois assegura a melhor distribuição dos insumos na área cultivada e os melhores níveis de concentração e combinação de nutrientes. Essa combinação proporciona um maior retorno do investimento, se comparado aos fertilizantes convencionais. Destaque para o MicroEssentials, que traz no mesmo grânulo nitrogênio, fósforo e enxofre, elementos essenciais para as plantas, e já é utilizado em várias regiões do Brasil com diversas culturas – soja, milho, algodão, batata, trigo, entre outras.

Em uma de suas minas – são seis de fosfato e uma de potássio – a Mosaic Fertilizantes encontra o mineral Langbeinita, que traz em sua composição potássio, magnésio e enxofre, e é matéria-prima para a fabricação do K-Mag, outra solução da linha Performance. O K-Mag traz uma fonte de magnésio solúvel (sulfato de magnésio), a qual torna o nutriente disponível para planta de forma mais rápida quando comparada a outras fontes e também é aplicado em diferentes culturas, como cana, café, batata, milho e soja. O mais recente produto da linha Performance é o Aspire, que contém em sua formulação uma fonte de potássio e duas fontes de Boro, micronutriente muito importante devido à carência nos solos brasileiros. O grande diferencial do Aspire é que uma das formas do boro fica prontamente disponível para a planta, enquanto a outra tem liberação gradual e sua liberação acompanha o desenvolvimento da lavoura.

Além de contribuir para a melhoria dos aspectos físicos, químicos e biológicos do solo, as inovações tecnológicas no segmento de fertilizantes também potencializam outros sistemas de manejo, como plantio direto e integração lavoura-pecuária-floresta, fortalecendo e promovendo o agronegócio sustentável. Esse é também um compromisso da Mosaic Fertilizantes.