ALÉM DA MOTOSSERRA

Em todo o mundo, estamos acompanhando como muitos dos recursos naturais, como as florestas, vêm gra


19.08.19

Marco Lorenzzo Cunali Ripoli, Ph.D., é Engenheiro Agrônomo e Mestre em Máquinas Agrícolas pela ESALQ-USP e Doutor em Energia na Agricultura pela UNESP, executivo, disruptor, multiempreendedor, inovador e mentor. Proprietário da BIOENERGY Consultoria e investidor em empresas.  Acesse www.marcoripoli.com

Em todo o mundo, estamos acompanhando como muitos dos recursos naturais, como as florestas, vêm gradualmente diminuindo. Alguns ambientalistas de palanque dizem até que podem chegar a sua extinção, o que a meu ver é um absurdo.  A humanidade, consumidora destes recursos naturais, já compreende os riscos existente e toma suas precauções visando a reduzir a destruição da natureza.

Com a silvicultura, pretende-se proteger, desenvolver e propagar as florestas, a fim de proporcionar sustentabilidade e a continuidade dos recursos florestais para todo o ecossistema. Os bolsões de florestas são necessários para satisfazer um inúmeras necessidades do planeta, da fauna, da flora e dos seres humanos: a madeira, oxigênio, recreação etc.

Em diversos países do mundo a população vem aumentando rapidamente e as demanda por recursos florestais também.  Enquanto estamos contemplando estas necessidades, uma série de melhorias estão em rota, como a redução de perdas de qualidade e quantidade, o aumento da produtividade e a diminuição dos custos de produção. Assim, a preservação das condições ambientais se faz necessária para postergar a utilização das florestas.

Um dilema, que muitas vezes ocorre, entre métodos tradicionais e tendência tecnológica é a sustentabilidade da cadeia da madeira, por meio de operações padronizadas, silvicultura ambientalmente correta.

Leia também: Olha o Coqueiro aí…

Com as tecnologias desenvolvidas estamos modificamos os comportamentos, expectativas e padrão de vida da população.  Com a mecanização se busca reduzir a carga de trabalho, reduzir os custos do processo de produção, maximizar a produtividade e, inclusive, proteger o ecossistema.  Desenvolvimentos nos processos de colheita, processamento, transporte e no modo de produto de madeira afetam as exigências de como gerir o ambiente florestal.  Novas tendências nas tecnologias de produção de madeira podem levar a novas restrições ou oportunidades.

A constante demanda por reduzir o mal uso e o esgotamento de recursos naturais renováveis faz com que profissionais do setor de pesquisa e engenharia trabalhem num plano abrangente e de interação, onde novos conceitos de planejamento e gerenciamento de ecossistemas, planejamento funcional e hierárquico se reflitam em bons resultados.

O Agro não para!

Clique aqui para conferir todas as #ColunasPlant.

TAGS: Desmatamento, Madeira, Silvicultura, Sustentabilidade