Nas ondas do agro: sintonia fina para a nova informação

Do carro de som anunciando a oferta, vem também o “modão sertanejo” que embala a audiência da


13.03.19

Ricardo Campo é coordenador de inovação da Raízen e gestor do Pulse hub. É técnico em artes gráficas pelo Senai Fundação Zerrener, graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Mackenzie, especialista em Marketing de Varejo pelo SENAC e possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Admira a coragem dos empreendedores rurais e sua trajetória no agro também inclui a atuação nos times de marketing da DSM/Tortuga e do Rabobank Brasil

Do carro de som anunciando a oferta, vem também o “modão sertanejo” que embala a audiência das comunidades rurais. De Tião Carreiro à previsão do tempo, da cotação da soja ao novo hit do mercado agtech. E assim segue a vida do peão, de estação em estação, navegando nas ondas do rádio em busca de lazer e informação.

Poderosa ferramenta de marketing para promoção de marcas, produtos e serviços, o rádio é um importante mobilizador social e sempre esteve presente em nosso dia a dia como fonte de notícias, oportunidades comerciais e música, muita música.

De berrante na mão e ouvido no rádio, é possível reverenciar pelo som os ídolos musicais e dar atenção aos âncoras da imprensa. Talvez seja por isso que esta mídia tradicional se diferencie das demais ao despertar uma relação afetiva em seus ouvintes. Até em partida de futebol o gol narrado tem mais emoção.

Do radinho de pilha aos aplicativos de streaming, cada um em sua frequência tecnológica, mas todos na mesma sintonia. E assim vamos seguindo em frente, na companhia dos acordes da viola e com boas doses de lucidez nas resenhas das manhãs (Boechat, descanse em paz!).

Sou fã do rádio. Mas, como consumidor de informação, mantenho os ouvidos atentos para a melodia da inovação que começa a ecoar com a chegada das novas mídias. E você, já consegue ouvir o som do novo?

Nas ondas do rádio e além

Na última edição da pesquisa “Hábitos do Produtor Rural”, realizada em 2017 pela FNP Informa e ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), o rádio ainda aparece em destaque como um dos meios de comunicação com maior audiência no meio rural.

Nesta pesquisa que ouviu 2.835 agricultores e produtores de animais de 15 Estados, de todas as regiões do país, o rádio ficou atrás apenas da TV aberta, mas permanece à frente da Internet, Jornal, TV por assinatura e Revista.

Fonte: ABMRA / FNP Informa – Resultados da pesquisa disponíveis aqui

No mesmo estudo, a música é citada como principal motivo para o uso do rádio, com 88% de citações. Mas, é como fonte de informação que está a grande contribuição deste meio para a rotina do campo, com acesso a informação via Noticiários Locais (63%), Noticiários Nacionais (25%), Noticiários do Tempo (23%), Noticiários do Trânsito (9%) e Noticiários Internacionais (6%).

Se as notícias são um grande atrativo das ondas do rádio, não dá para deixar de destacar como o Whatsapp tem contribuído na conversão de conteúdos para arquivos de áudio, que circulam notícias rapidamente entre grupos rurais das mais diversas regiões do país.

O “zap zap” é muito querido pela turma do campo, sendo utilizado pela grande maioria dos produtores rurais (96% dos entrevistados). Transcende as barreiras do espaço e das gerações, entre jovens e sêniores, viralizando notícias que antes levavam dias ou semanas para chegar ao conhecimento público.

Outros formatos, como vídeos curtos e infográficos, também ganharam notoriedade nas telas dos celulares, informando as massas rurais num fluxo de convergência e complementariedade entre as mídias. Neste contexto, o podcast aparece como uma alternativa interessante para atualização sobre os mais diversos assuntos, sejam de lazer ou de gestão.

Resultado da junção de iPod (dispositivo de reprodução de mídias da marca Apple) com broadcasting (radiodifusão em inglês), o podcast é um formato de conteúdo multimídia muito popular na Internet para transmissão de conteúdos que podem ser acompanhados em tempo real ou então ser baixados para audição off-line.

Companheiros de lida e de estrada

O acesso à Internet ainda é um dos grandes gargalos da área rural, mas com a vantagem do download, o podcast pode ser ouvido em ambientes sem conexão e ser um grande companheiro nas jornadas agrícolas, em tablets ou smartphones.

Distribuído em episódios ou séries, muitas vezes há um tom de informalidade na maneira como os conteúdos são apresentados, de forma leve e casual, o que torna o formato do podcast muito mais convidativo para o público das fazendas.

Em propriedades dos Estados Unidos e na Austrália o podcast já é uma realidade e aqui no Brasil tem despontado como recurso para as longas horas dentro das cabines dos tratores ou para as centenas de quilômetros muitas vezes encarados nos trajetos desse nosso agro continental.  De olho nesta tendência, veículos de comunicação tradicionais como grandes emissoras, jornais e revistas já começam a publicar em canais específicos para podcasting.

Por permitir uma comunicação de nicho para audiências dos mais diversos setores, o formato pode ser uma ferramenta eficaz para ativações de marcas rurais, integração de cooperativas e cooperados, geração de novos negócios ou para, simplesmente, atender àqueles interessados em se atualizar de forma prática e conveniente, onde e como quiserem.

 Ainda não ouviu nenhum podcast e não sabe por onde começar? Já é seguidor de algum canal, mas quer atualizar as suas fontes? Então confira aqui uma seleção de Agronomídia para uma sintonia fina em sua informação.

Canais do Brasil

Plant Cast: o podcast para quem pensa, decide e vive o agronegócio, by Plant Project

Foco no Agronegócio: canal dedicado às análises da equipe de pesquisa setorial do Rabobank Brasil

Agro Resenha: Agronegócio do Brasil, com temas do dia a dia do agro para reduzir a lacuna da comunicação entre o campo e a cidade

PointCast: podcasts gravados pela Equipe MilkPoint com profissionais da área do leite e do agronegócio do Brasil e do mundo

Pod Irrigar: parceria do Podcast Unesp e da área de Hidráulica e Irrigação do Campus de Ilha Solteira da Unesp, com conteúdos sobre a agricultura irrigada, agroclimatologia e manejo racional da água

CBN Agronegócios: com Bruno Blecher, apresenta o sobe e desce dos preços no mercado, as inovações, as tendências de consumo e tudo o que envolve a produção agrícola no Brasil

Notícias Agrícolas: seção de podcasts do portal especializado em agro

 

Canais internacionais

FAOPodcasts da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação

RaboCasts: app com podcasts da rede global de especialistas do Rabobank (disponível apenas em iOS)

Farm & Rural Ag Network (EUA) – Canal com seleção de podcasts que se destacam no agro americano

BBC Farming Today (UK) – Canal da rede BBC com as últimas novidades sobre alimentos e agricultura

This is Aus Ag (AUS) – Reúne opiniões e percepções de especialistas que acompanham o agro de dentro e fora do setor, com discussões que visam aumentar o conhecimento e compreensão das práticas agrícolas (como o uso do Glifosato e transgênicos)

Agtech – So What? (AUS) – Podcasts com insights de inovação e inovadores que estão em contato com a agricultura e tecnologia

 

TAGS: Comunicação, Podcast, Rádio