Série TOP FARMERS traz desbravador que ergueu um império no MA

Foram mais de 3 mil quilômetros na boleia de um antigo Mercedes-Benz, modelo MB 1113 Toco, azul. As


20.06.18

Patrocínio: Mitsubishi Motors

Foram mais de 3 mil quilômetros na boleia de um antigo Mercedes-Benz, modelo MB 1113 Toco, azul. As condições eram hostis. Em 1984, dirigir de Não Me Toques, no Rio Grande do Sul, até Balsas, no Maranhão, era uma aventura por caminhos precários. Desbravar uma nova fronteira agrícola, então, um desafio ainda maior. José Antonio Gorgen, 52 anos, conta a história de como dormiu dois anos na cabine daquele caminhão sem disfarçar o orgulho. Principalmente quando aponta para o que construiu em pouco mais de 30 anos. O produtor, hoje dono do Grupo Risa — um dos maiores conglomerados agrícolas do Maranhão –, é o protagonista do quarto episódio da série TOP FARMERS.

Na pacata Balsas, no coração do cerrado maranhense, Gorgen semeia novas frentes para o grupo, com receita superior a R$ 600 milhões. Os projetos em gestação prevêem a ampliação da estrutura e da abrangência dos negócios, que hoje conta com seis fazendas distribuídas por Maranhão e Piauí, somando 70 mil hectares agricultáveis – sendo 58,5 mil com soja, cerca de 25 mil para a próxima safrinha de milho e em torno de 12 mil destinados ao sorgo branco –, além de atuar nos segmentos de defensivos, fertilizantes, máquinas, logística e trading.

Companhia Aérea Oficial

Para conhecer em detalhes o trabalho de Gorgen, leia a reportagem completa feita para a série TOP FARMERS. Com a proposta de dar visibilidade ao trabalho de produtores rurais que são referência em suas culturas, o projeto conta, em sua primeira temporada, as trajetórias e os exemplos de agricultores e pecuaristas de diferentes regiões brasileiras, em minidocumentários exclusivos. Além de Gorgen, a série mostra outros grandes nomes do agronegócio. Confira a lista da edição de estreia do projeto TOP FARMERS:

A série Top Farmers foi desenvolvida e realizada pela Plant Project, com patrocínio da Mitsubishi Motors e apoio da Azul, a Companhia Aérea Oficial do Agronegócio.

TAGS: Grupo Risa, José Antônio Gorgen, Matopiba, Soja, Top Farmers