A vez dos Top Farmers – Nova Geração

Por Romualdo Venâncio  Qual será o futuro da agropecuária brasileira? De que forma a tecnologia


Edição 8 - 26.03.18

TOP FARMERS – NOVA GERAÇÃO

Por Romualdo Venâncio 

Qual será o futuro da agropecuária brasileira? De que forma a tecnologia vai impactar a produção? Como será a relação do setor com as questões ambientais e a preservação da flora e da fauna nativas? Qual será a face desses novos tempos? São perguntas que PLANT PROJECT procura responder desde a seu lançamento, em julho de 2016. E cujas respostas continuará perseguindo, nesta e nas próximas edições. Costumamos olhar para o presente para predizer o que virá. E, a julgar pela qualidade dos jovens empreendedores que começam a ocupar espaço no comando de alguns dos mais relevantes grupos do agronegócio nacional, pode-se dizer que temos boas perspectivas pela frente.

Ao longo dos últimos meses, PLANT consultou dezenas de entidades, produtores, consultores e agentes do setor em busca dos talentos que vão liderar o agronegócio nos próximos anos (ou talvez nas próximas décadas). Chegamos a uma lista generosa, com indicações de diversos perfis, regiões e culturas. Uma amostra singular do que vem por aí pode ser conhecida nas próximas páginas, nas quais apresentamos os personagens que protagonizarão a segunda temporada do projeto TOP FARMERS, que visa a homenagear e dar visibilidade aos produtores que são referência em diversas culturas e segmentos, revelando as melhores práticas utilizadas na busca de eficiência e produtividade em suas propriedades.

Relembre quem são os TOP FARMERS da primeira temporada

Nessa segunda temporada, o projeto ganha um novo mote: a NOVA GERAÇÃO, e tem patrocínio da Corteva Agriscience, Divisão Agrícola da DowDuPont. Ao longo dos próximos meses, em reportagens e em uma série de vídeos exclusivos, distribuídos em parceria com o Canal Rural, mostraremos um seleto grupo com nove jovens, com idade entre 22 e 45 anos, que já despontam no cenário agro brasileiro. Eles representam nove culturas diferentes, mas, sobretudo, nove olhares únicos sobre o mais importante setor da economia brasileira. Lideram negócios de diferentes portes, mas todos com histórico de excelência na gestão.
Há, na lista, sobrenomes tradicionais no agronegócio nacional. Também estão presentes na lista empreendimentos recentes, em setores emergentes como a piscicultura – uma das áreas de maior crescimento atualmente no País.
A segunda temporada, cujos vídeos começam a ser veiculados nesta quarta-feira, 3 de abril, envolve os TOP FARMERS em temas cada vez mais debatidos no campo: sucessão familiar, governança, formação de lideranças, inovação, sustentabilidade, entre outros. Para alguns, a vocação para o agro despontou ainda na infância, na convivência com os negócios da família. Em outros casos, chegou de forma inesperada. Uma marca que une a todos é a educação sólida, com olhar global, que os distingue de gerações anteriores, forjadas muitas vezes de forma mais empírica e prática. São as faces do futuro no agro.

Confira, nos links, quem são os protagonistas desta temporada:

PECUÁRIA DE CORTE – PEDRO MEROLA

CANA-DE-AÇÚCAR – FÁBIO DE REZENDE BARBOSA

CITRICULTURA – SARITA RODAS

PECUÁRIA LEITEIRA – EDUARDO SEKITA

CAFÉ – ANDERSON MINAMIHARA

PISCICULTURA – MAURO TADASHI NAKATA

GRÃOS – FERNANDA FALCÃO

SUSTENTABILIDADE – CAIO PENIDO

HORTIFRUTI – EDSON TREBESCHI

 

TAGS: Agricultura, Grãos, Hortifrutis, Pecuária, Piscicultura, Sustentabilidade, Top Farmers