TOP FARMER NOVA GERAÇÃO – Fernanda Falcão

Fernanda Falcão tem 36 anos, é engenheira agrônoma formada pela Universidade de Passo Fundo (RS),


Edição 8 - 26.03.18

Fernanda Falcão acompanha a lida na fazenda desde pequena e jamais pensou em estudar algo que não fosse Agronomia, determinação que lhe abriu o caminho para coordenar a produção agrícola da família

Fernanda Falcão tem 36 anos, é engenheira agrônoma formada pela Universidade de Passo Fundo (RS), tem pós-graduação em gestão em agronegócio pela FGV e mestrado pela Universidade de Pelotas (RS). A inspiração para essa trajetória acadêmica vem desde a infância, quando já convivia com o dia a dia nas lavouras da família, negócio que começou com seu avô e foi ampliado por seu pai, também agrônomo. Foi ele que fundou, em 1986, a Sementes Falcão, com o intuito de agregar valor à produção de grãos. Hoje, é Fernanda quem responde pela gestão agrícola da empresa.
A sede da Sementes Falcão está em Passo Fundo, mas é em Sarandi, a cerca de 80 quilômetros, que fica o cultivo de grãos, em uma área de 850 hectares – em breve será ampliada para 1,1 mil hectares. A maior parte das terras (600 ha) é destinada à soja, principal cultura. O milho, vendido como grão mesmo, fica com algo em torno de 200 hectares. Essa é a safra de verão. No inverno, planta-se aveia branca e trigo, também para semente, e a divisão da área entre essas culturas depende das condições climáticas e mercadológicas. A família tem ainda outra propriedade em Primavera do Leste (MT), com 3,4 mil hectares, dos quais 2,1 mil são cultivados com soja e milho para consumo industrial.
Para conquistar a confiança do pai e seu espaço dentro da empresa, Fernanda aliou o conhecimento que trazia da universidade à experiência de quem já estava por ali há muito mais tempo. “Há duas palavras que me acompanham todos os dias: humildade e determinação. Nunca sabemos tudo, então é preciso respeitar e saber ouvir os mais experientes”, diz a agrônoma.
“A gente sai da faculdade cheia de novidades, mas sem a vivência dessas pessoas.” Agora, Fernanda tem liberdade para tomar decisões de forma independente. Nesse momento, a atenção de Fernanda está bastante voltada a outra prioridade: a chegada de seu primeiro filho, que nascerá em maio e vai se chamar Pedro. Talvez seja cedo para se falar em futuro profissional da criança, mas não vai lhe faltar incentivo para seguir a Agronomia.

Confira aqui os demais protagonistas da segunda temporada da série TOP FARMERS.

TAGS: Fernanda Falcão, Milho, Sementes Falcão, Soja, Top Farmers