TOP FARMER NOVA GERAÇÃO – Anderson Minamihara

Faz três anos que Anderson Minamihara passou a se dedicar em tempo integral à empresa de sua fam


Edição 8 - 26.03.18

Anderson Minamihara representa a quarta geração de produtores de café de sua família, tanto por parte do pai quanto da mãe, e entrou no negócio para traçar novos rumos

Faz três anos que Anderson Minamihara passou a se dedicar em tempo integral à empresa de sua família, que produz cafés especiais e orgânicos em Franca (SP), cidade onde nasceu. O jovem de 30 anos, formado em Administração de Empresas, já participava da gestão dos negócios, mas era praticamente um consultor. Dessa vez é diferente, chegou para ficar e com a missão de ajudar a reestruturar o negócio. “Faz uns dez anos que a fazenda está em processo de transformação para produção orgânica, mas meu pai, que é engenheiro agrônomo, não sabia exatamente como funcionam todas as questões de certificação, que é essencial para agregar valor”, explica o gestor.
Hoje, já são mais de 40 variedades de café, com Indicação Geográfica da Região da Alta Mogiana, que atendem cafeterias nacionais e são exportadas. Após o retorno de Anderson à fazenda, as negociações internacionais que se resumiam apenas ao Japão, passaram a envolver também Estados Unidos, Europa, Taiwan e Hong Kong. O fato de ainda estarem em um processo de consolidação da marca não os impede de ter planos ousados.
Entre as ambições de Anderson e sua família está a abertura de cafeterias pelo mundo – duas delas aqui no Brasil.
A produção do café Minamihara envolve 150 hectares certificados, de onde saem, em média, 3 mil sacas. A próxima colheita será feita em 80 hectares, pois estão substituindo os cafezais. Um diferencial importante é que boa parte do plantio é sombreada por abacateiros. “Isso cria um clima diferenciado, como se estivéssemos em regiões com densidade de 500 metros mais alto”, explica Anderson. Além da sombra para os pés de café, as árvores rendem uma boa produção de abacate orgânico, que também é exportado e já representa cerca de 40% do faturamento da empresa.
A expansão do negócio não é só da porteira para fora. “Queremos abrir a propriedade para visitação e ainda oferecer a possibilidade de a pessoa plantar seu próprio café em nossas terras”, comenta Anderson.

Confira aqui os demais protagonistas da segunda temporada da série TOP FARMERS.

 

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