Empresa de Maggi negocia compra da fazenda Itamarati

O grupo AMaggi, um dos maiores conglomerados agrícolas do Brasil, está próximo de adquirir a Faz


09.01.18

O grupo AMaggi, um dos maiores conglomerados agrícolas do Brasil, está próximo de adquirir a Fazenda Itamarati Norte, pertencente à Companhia Agrícola dos Parecis (Ciapar). Se confirmada, deve se transformar em uma das mais vultosas e emblemáticas transações de terras já realizadas no País. Com 105 mil hectares de área total e uma infraestrutura única — possui nada menos que 11 campos de pouso para aviões e helicópteros — a Itamarati Norte foi a propriedade que deu ao empresário Olacyr de Moraes (morto em 2015) o título de Rei da Soja, mais tarde repassado ao atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi, principal acionista do AMaggi.

Leia também: O Ministro das Boas Notícias

No início da terça-feira 9 de janeiro, informações sobre a concretização do negócio circularam, após sua publicação pelo site O Livre, de Cuiabá, depois repercutido por veículos como o site da revista Veja. Segundo as informações de O Livre, o valor total da transação ficaria em R$ 2,2 bilhões. Procurada Plant Project, a assessoria de comunicação da AMaggi negou que as negociações estejam concluídas e informou que o valor divulgado não é correto. A empresa emitiu uma nota oficial a respeito:

“A A Maggi informa que está participando de negociações visando a aquisição da totalidade das ações do capital social da Companhia Agrícola dos Parecis (Ciapar). A conclusão dessa negociação ainda está condicionada à satisfação de condições precedentes a sua formalização.”

O grupo AMaggi já produz na Itamarati, arrendada da família de Olacyr, que fez da propriedade um símbolo da produção de grãos no Centro-Oeste brasileiro. Da área total, 51,59 mil hectares são destinados à agricultura, 2,76 mil a pastagens e o restante a reserva ambiental. Localizada no município de Campo Novo dos Parecis, a fazenda possui dezenas de silos, e uma vila que abriga parte dos cerca de 700 funcionários da unidade. Segundo o site O Livre, Blairo Maggi já teria manifestado a intenção de emancipar o local e transformá-lo em mais um município.

Leia Também: O Ministro das Boas Notícias

 

TAGS: Blairo Maggi, Ciapar, Fazenda Itamarati, Grupo AMaggi, Olacyr de Moraes