Top Partners – Ismael Perina Júnior

PROTEÇÃO DO CULTIVO Segundo Perina, a especial atenção às questões micro é fundamental para o


Edição 3 - 25.11.17

PROTEÇÃO DO CULTIVO

Segundo Perina, a especial atenção às questões micro é fundamental para otimizar os resultados. A FMC Agricultural Solutions tem papel importante no início do desenvolvimento das plantas, momento decisivo para o futuro do canavial. A empresa oferece inseticidas e nematicidas para o controle de pragas a partir do tratamento do sulco de plantio. A linha de herbicidas combate as principais plantas daninhas dos canaviais, evita a matocompetição e dá condições para que as plantas expressem todo seu potencial de desenvolvimento na pré-emergência.

 

FERTILIZAÇÃO

Por estar em uma região com terras de média fertilidade, Pereira tem especial cuidado com o manejo de solo – a adubação pode ser responsável por até 60% da produtividade das lavouras. Com a aplicação de soluções de fertilização da Mosaic, o agricultor amplia os benefícios já alcançados pelo fato de inserir o amendoim nas áreas de renovação, como a fixação de nitrogênio no solo. A melhora no crescimento radicular das plantas aumenta seu poder de absorção de água em nutrientes, o que favorece a produtividade no campo e na indústria.

 

SANIDADE

A opção por diferentes fornecedores tem o objetivo de impedir que os inimigos da lavoura criem resistência ao princípio ativo desses produtos. A Syngenta tem lugar garantido nesse manejo de proteção do cultivo por oferecer uma ampla linha de herbicidas, fungicidas e inseticidas. Dessa forma, contribui para que o agricultor mantenha os canaviais sadios desde o plantio até a colheita.

MUDAS PRÉ-BROTADAS

O fornecimento das mudas pré-brotadas (MPB) é uma das maiores contribuições da Basf para os canaviais de Ismael Perina Júnior. A tecnologia permite formar os viveiros de mudas exatamente no espaço onde serão plantadas, o que, segundo o agricultor, gera uma redução dos custos de produção de até 35%, por conta da menor necessidade de transporte. A principal vantagem está mesmo na produtividade. As mudas são mais saudáveis e garantem um plantio mais uniforme com uma taxa elevada de multiplicação. Durante dia de campo realizado na Fazenda Belo Horizonte, foi constatado que uma linha de MPB pode render até 40 linhas de cana. Os resultados ainda são potencializados pela utilização do sistema de Meiosi, pois o cultivo do amendoim nas áreas de renovação dos canaviais melhora as condições do solo e favorece o vigor no desenvolvimento da cana.

 

LONGEVIDADE

Entre as soluções tecnológicas utilizadas estão os produtos fisioativadores da Arysta LifeScience, que asseguram um desenvolvimento saudável e mais vigoroso das plantas. Quando associada ao portfólio de itens para proteção dos canaviais, envolvendo herbicidas e inseticidas, essa característica aumenta ainda mais as chances de se alcançar maior produtividade por hectare e menor custo por tonelada de cana processada e contribuem também com a longevidade dos canaviais. Esse fator é primordial no planejamento de Perina, pois é a partir do maior tempo de vida útil das lavouras que consegue reduzir os custos em reforma.

 

PRODUTIVIDADE

Além da contribuição para a prevenção e o combate de pragas e doenças, a Bayer também oferece soluções que impactam diretamente no rendimento industrial dos canaviais. É o caso da opção de regulador de crescimento. O produto evita o florescimento – processo que interrompe a formação de novos entrenós e drena os carboidratos do colmo, que pode causar perdas de até 30% na produtividade e favorece a isoporização, que gera desidratação do tecido dos colmos, reduz o peso da cana e prejudica a extração de sacarose, afetando a capacidade de moagem e o rendimento industrial.

 

TAGS: Cana, Ismael Pèrina Junior, Top Farmers