Futuro compartilhado no Diálogo de Gerações

Painel do StartAgro Agrishow reuniu lenda do setor sucroenergético e fundadora do “Uber das M


Edição 5 - 17.09.17

Painel do StartAgro Agrishow reuniu lenda do setor sucroenergético e fundadora do “Uber das Máquinas”

 

Com a participação de:
Danielle Fonseca,
Fundadora da UllerAgro

Maurilio Biagi Filho,
Presidente do Grupo Maubisa

Moderador:
Ibiapaba Netto,
Diretor executivo da CitrusBR

 

O que acontece quando um nome consagrado do agronegócio se vê diante das ideias inovadoras de uma jovem empreendedora AgTech? No painel de encerramento do evento STARTAGRO AGRISHOW, a possibilidade de um confronto entre diferentes gerações foi substituída por um encontro proposital e até familiar. De um lado, a jovem engenheira mineira Danielle Fonseca, fundadora do aplicativo para compartilhamento de máquinas agrícolas UllerAgro, apresentou ao veterano empresário Maurilio Biagi Filho, um dos mais importantes nomes do setor sucroenergético nas últimas quatro décadas, os conceitos da novíssima economia compartilhada. De outro, recebeu de Biagi uma injeção de ânimo para avançar com seu projeto. “Tenho visto em outros setores, como o de transporte, que o mundo moderno é mesmo compartilhado”, afirmou ele.

Danielle demonstrou como o uso de seu aplicativo para que um produtor utilize a máquina ociosa de outro pode gerar valor para as duas partes envolvidas. “O valor de um bem não está necessariamente na sua posse”, afirma ela, que começou sua operação no sul de Minas, onde sua família também produz café. Apresentado como o “Uber das Máquinas”, o serviço já tinha, então, 119 fazendas e 75 máquinas cadastradas. Biagi vislumbrou potencial no negócio. “Um serviço como esse pode gerar uma otimização extraordinária dos equipamentos”, afirmou. “A vantagem econômica parece bastante clara.”

O diálogo foi marcado também pela emoção. Ao descobrir que havia sido amigo do avô da empreendedora, o ex-vice-presidente da República Aureliano Chaves, Biagi relembrou a relação deles e a relevante participação do político no desenvolvimento do setor sucroenergético. Danielle emocionou-se com a homenagem. Biagi também se confessou um pouco assustado com a velocidade com que as novas tecnologias têm chegado, não apenas no campo. Mas se mostrou um entusiasta delas. E, dirigindo-se à parceira de palco, observou: “Aqui está o passado. Ali, o presente”.