Confira os destaques do STARTAGRO EXPOINTER

Fazia frio do lado de fora, como é comum em Esteio (cidade gaúcha vizinha a Porto Alegre) no inver


28.09.17

SAP apresenta STARTAGRO EXPOINTER

Fazia frio do lado de fora, como é comum em Esteio (cidade gaúcha vizinha a Porto Alegre) no inverno. Mas os debates foram quentes no ambiente aconchegante da Casa da RBS no parque de exposições da Expointer, no dia 30 de agosto passado. Ali, por iniciativa da plataforma STARTAGRO, os produtores e empreendedores do Rio Grande do Sul discutiram, pela primeira vez, os desafios e benefícios do uso da tecnologia no agronegócio. Organizado em parceria com o I-Uma, o evento colocou o AgTech em foco dentro da maior feira agrícola do Sul do País e debateu o que o ecossistema de inovação gaúcho tem a oferecer em termos de novas tecnologias ao agro de outras áreas do Brasil e também do mundo. O encontro contou com patrocínio da SAP, Azul Linhas Aéreas e Jacto, e teve apoio do Grupo RBS.

O STARTAGRO EXPOINTER reuniu startups inovadoras, empresas de tecnologia e do agronegócio, produtores rurais, academia, investidores e especialistas do setor. Um dos assuntos debatidos foi a conexão entre academia, empresas e startups no vizinho Vale do Sinos, onde a Unisinos mantém um Parque Tecnológico com papel importante do desenvolvimento de soluções para a agropecuária. É lá, por exemplo, que está instalado o SAP LAbs, um centro de inovação da companhia alemã de tecnologia.

O evento também discutiu como o histórico empreendedor do Rio Grande do Sul pode auxiliar na expansão do ecossistema AgTech. Além disso, o encontro contou com uma entrevista com um dos sócios da Solinftec, a startup de tecnologia agrícola que recebeu aporte do fundo que investiu no Uber e no Airbnb, pitches de startups e um diálogo entre um produtor consagrado e um jovem empreendedor de tecnologia para o agronegócio. O consenso entre os presentes foi o de que é preciso estreitar as conexões entre as iniciativas AgTech em todo o País, estimulando o intercâmbio de ideias e experiências.